Ainda em relação ao texto III, julgue (C ou E) o item a segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104958 Português
Texto III


    Afinal, os homens nascem iguais, apenas sem uma definição completa da natureza.

  Em Rousseau, por exemplo, com a noção do “bom selvagem”, essa ideia estará absolutamente presente.

   A alteridade desses “novos homens” transformada em modelo lógico se contrapunha à experiência ocidental. Como concluía Rousseau sobre a origem da desigualdade entre os homens, “se há uma bondade original da natureza humana, a evolução social corrompeu-a”.

  O famoso filósofo da Ilustração encontrava um modelo ideal nesse “outro” tão distante do “nós, ocidentais”, e o elegia como moralmente superior. No entanto, ao conformar esse quadro antitético, Rousseau de certa forma se afastava da Ilustração, já que refletia sobre um progresso às avessas.

   Mas, se a visão idílica de Rousseau foi a mais fecunda, é impossível deixar de falar das vertentes mais negativas de interpretação. As imagens que detratam o Novo Mundo se intensificaram, simetricamente correspondentes ao maior conhecimento e colonização desses novos territórios. É o momento em que se passa da projeção da inocência à inata maldade do selvagem.

   Esse debate — que opunha o modelo igualitário da Ilustração às doutrinas raciais — faz parte, no entanto, de um problema mais remoto, sobre as origens da humanidade.

    De um lado, a visão monogenista, dominante até meados do século XIX; de outro, a partir de então, a hipótese poligenista, que se transformava em uma alternativa plausível. Partiam os seus autores da crença na existência de vários centros de criação, que corresponderiam, por sua vez, às diferenças raciais observadas.

Lilia Moritz Schwarcz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 45-48 (com adaptações).

Ainda em relação ao texto III, julgue (C ou E) o item a seguir.


No primeiro período do quinto parágrafo, a conjunção subordinativa “se” introduz uma condição real, o que é evidenciado pelo modo verbal empregado na oração em que ocorre.


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • Refere-se a uma situação possível ou provável, que pode ocorrer ou já está ocorrendo.
  • Usa geralmente o modo indicativo, indicando que a condição é tratada como algo concreto ou factível.

Exemplo:

  • Se você estuda, aprende.
  • (A relação entre estudar e aprender é real e provável.)
  • Refere-se a uma situação incerta, improvável ou apenas imaginada.
  • Usa frequentemente o modo subjuntivo para indicar a hipótese ou a incerteza.

Exemplo:

  • Se você estudasse, aprenderia.
  • (Refere-se a uma hipótese, indicando que a pessoa não está estudando, mas, caso estivesse, aprenderia.)

Uma condição real é uma oração condicional factual, ou seja, que representa uma situação em que, se algo acontecer, outra coisa também acontecerá. 

GAB. CERTO

O verbo "foi" está no pretérito perfeito do indicativo, o que sugere que a condição mencionada é considerada factível ou já ocorreu no passado. Diferentemente de uma condição hipotética (que poderia usar o subjuntivo, como "se fosse"), aqui o autor está tratando essa possibilidade como algo concreto ou plausível.

No contexto do texto, a frase "se a visão idílica de Rousseau foi a mais fecunda" não propõe uma hipótese puramente imaginada. Em vez disso, considera uma situação concreta (a visão de Rousseau sendo fecunda) como um ponto de partida para a conclusão apresentada na oração principal.

O quinto parágrafo não seria o iniciado por Mas...?

A condição real e a condição hipotética são duas situações que podem ser representadas em orações condicionais, e que se diferenciam pelo tempo verbal usado: 

  • Condição real
  • Também conhecida como condicional factual, é uma situação que acontece quando outra acontece. Por exemplo, "Se vens cedo, jantas comigo". Neste caso, o tempo verbal usado é o modo indicativo.
  • Condição hipotética
  • É uma situação que acontece na hipótese de outra acontecer. Por exemplo, "Se vieres cedo, jantas comigo". Neste caso, o verbo da subordinada está no futuro do conjuntivo, enquanto o da subordinante está no presente do indicativo ou no futuro simples.

Algumas conjunções que podem ser usadas para iniciar uma oração

AI

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo