Em qual das alternativas abaixo, está INCORRETA a justificat...
Texto 03 para a questão.
Ansiedade : como enfrentar o mal do século
Vivemos em uma sociedade de excessos. Somos bombardeados por informações que, na maior parte das vezes, não conseguimos absorver. Somos cobrados, pressionados, nos tornamos reféns da nossa mente. Essa situação alterou algo que deveria ser inviolável : o ritmo de pensamentos gerando consequências seriíssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, a inteligência, a criatividade.
Pensar é bom, pensar com consciência crítica é melhor ainda, mas pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo.
CURY, Augusto. Ansiedade: como enfrentar o mal do século. Ed. Saraiva. 2014.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO= LETRA E.
A palavra "SA-Ú-DE" cai na regra do hiato. Devemos acentuar o "i" e o "u" tônicos, em hiato com vogal ou ditongo anterior, formando sílaba sozinho ou com "s". Exemplo: Saúde, país, ruído etc. Destaca-se que não é levado em consideração a classificação tônica.
Acentuam-se as vogais I e U quando forem 2ª vogal de hiato. Ex: Saúde, País.
Item E
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:12)
Acentuam-se as vogais I e U quando forem a SEGUNDA vogal de um hiato.
Ex.: saúde, país.
Obs.: hiato é o encontro de duas vogais na palavra, mas que na separação silábica pertencem a sílabas diferentes.
ATENÇÃO! Exceção à regra do hiato: não são acentuadas as vogais I e U, quando formam hiato e são seguidos de M, N, NH, R ou Z.
Ex.: juiz (ju-iz), raiz, ruim, ruir, constituinte, rainha, ladainha.
Obs.: entretanto, “juízes“, “raízes“, têm acento porque agora, na separação silábica o “i“ fica sozinho, sem o z: ju-í-zes, ra-í-zes.
A título de aprofundamento: a palavra “friíssima“ tem a separação silábica da seguinte forma “fri-ís-si-ma“, ou seja, tem duas vogais juntas que na separação silábica se separam, sendo, portanto, um hiato. Contudo, é também uma palavra proparoxítona, dessa forma, pode-se dizer que é uma palavra onde duas regras se aplicam: regra das proparoxítonas + regra dos hiatos.
Entretanto, PREVALECE a regra das PROPAROXÍTONAS, porque é uma regra de base e essas prevalecem sobre as regras especiais, como o caso do hiato.
é acentuada por se tratar de um hiato
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo