Em relação a aspectos linguísticos e estilísticos do texto I...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104961 Português
Texto IV

   Assim como aquela senhora hopi que conversava com a pedra, sua irmã, tem um monte de gente que fala com montanhas. No Equador, na Colômbia, em algumas dessas regiões dos Andes, você encontra lugares onde as montanhas formam casais. Tem mãe, pai, filho, tem uma família de montanhas que troca afeto, faz trocas. E as pessoas que vivem nesses vales fazem festas para essas montanhas, dão comida, dão presentes, ganham presentes das montanhas. (...)

   O tipo de humanidade zumbi que estamos sendo convocados a integrar não tolera tanto prazer, tanta fruição de vida. (...)

   O Rio Doce, que nós, os Krenak, chamamos de Watu, nosso avô, é uma pessoa, não um recurso, como dizem os economistas. (...)

   A conclusão ou compreensão de que estamos vivendo uma era que pode ser identificada como Antropoceno deveria soar como um alarme nas nossas cabeças. (...)


Ailton Krenak. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 

Em relação a aspectos linguísticos e estilísticos do texto IV, julgue (C ou E) o item que se segue.  



Aspectos antitéticos dos seres humanos são explorados na passagem do primeiro parágrafo, em que prevalece o uso da prosopopeia, ao segundo parágrafo, que remete ao Antropoceno.  

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como  do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.

VERDADEIRA

No texto, há uma exploração de aspectos antitéticos dos seres humanos: no primeiro parágrafo, destaca-se a conexão afetiva e simbiótica entre pessoas e elementos da natureza, retratada por meio de prosopopeia, ao atribuir características humanas (troca de afeto, conversas) a montanhas e outros elementos naturais.

No segundo parágrafo, surge o contraste ao mencionar a "humanidade zumbi" e o Antropoceno, um conceito que aponta para os impactos destrutivos das atividades humanas no planeta. Esse contraste realça a oposição entre uma relação harmoniosa com a natureza e um comportamento explorador e alienado.

Esses aspectos antitéticos não consegui enxergar, acho que estou muito sóbrio

A prosopopeia é fácil de identificar, eu não consegui perceber foi a antítese no primeiro parágrafo.

A antítese no trecho está presente na contraposição entre o animado e o inanimado, ou seja, entre a percepção comum de que pedras e montanhas são objetos inanimados e a visão apresentada, em que esses elementos da natureza são tratados como seres vivos e com características humanas, como "irmãos", "casais" ou "famílias", capazes de trocar afeto, dar e receber presentes.

IA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo