Em relação a aspectos linguísticos e estilísticos do texto I...
Em relação a aspectos linguísticos e estilísticos do texto IV, julgue (C ou E) o item que se segue.
Aspectos antitéticos dos seres humanos são explorados na passagem do primeiro parágrafo, em que prevalece o uso da prosopopeia, ao segundo parágrafo, que remete ao Antropoceno.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Prosopopeia ou personificação é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.
VERDADEIRA
No texto, há uma exploração de aspectos antitéticos dos seres humanos: no primeiro parágrafo, destaca-se a conexão afetiva e simbiótica entre pessoas e elementos da natureza, retratada por meio de prosopopeia, ao atribuir características humanas (troca de afeto, conversas) a montanhas e outros elementos naturais.
No segundo parágrafo, surge o contraste ao mencionar a "humanidade zumbi" e o Antropoceno, um conceito que aponta para os impactos destrutivos das atividades humanas no planeta. Esse contraste realça a oposição entre uma relação harmoniosa com a natureza e um comportamento explorador e alienado.
Esses aspectos antitéticos não consegui enxergar, acho que estou muito sóbrio
A prosopopeia é fácil de identificar, eu não consegui perceber foi a antítese no primeiro parágrafo.
A antítese no trecho está presente na contraposição entre o animado e o inanimado, ou seja, entre a percepção comum de que pedras e montanhas são objetos inanimados e a visão apresentada, em que esses elementos da natureza são tratados como seres vivos e com características humanas, como "irmãos", "casais" ou "famílias", capazes de trocar afeto, dar e receber presentes.
IA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo