O estudo imaginológico da articulação temporomandibular pod...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686181 Odontologia
O estudo imaginológico da articulação temporomandibular pode ser feito através de diversas modalidades de imagens, a depender, principalmente, do componente anatômico da articulação que se deseja avaliar e da patologia presente. Para avaliação de um derrame articular nos tecidos retrodiscais da ATM devese utilizar, preferencialmente:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A RM é o exame de eleição para o estudo da ATM quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles. É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes. Informações a respeito do contorno ósseo cortical também são obtidas por meio do exame de RM. Além disso, anormalidades na intimidade da medula óssea do côndilo também podem ser evidenciadas.

As imagens ponderadas em T1 mostram de forma ideal a anatomia de tecidos moles e gordura (p. ex., para confirmar uma massa que contém gordura). Imagens ponderadas em T2 mostram, idealmente, líquidos e patologias (p. ex., tumores, inflamação, trauma).

derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas.

O Derrame articular (DA) é geralmente definido como um acúlumo patológico de fluidos nos espaços articulares, que pode ter várias etiologias. Nas imagens de RM ele aparece como um aumento de sinal no espaço articular, observado nas imagens ponderadas em T2 (propriedades dos tecidos após a exposição a uma série de pulsos. Tecidos diferentes têm diferentes propriedades em T1 e T2, baseados na resposta de seus hidrogênios aos pulsos de radiofrequência impostos pelo ímã). O DA pode ser um indicador de degeneração articular na ATM.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo