Considerado o mentor do conceito de democracia norte- americ...
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A alternativa correta é a D - John Dewey.
John Dewey é amplamente reconhecido como o mentor do conceito de democracia norte-americana e um dos principais exponentes da Psicologia Funcional. Esta vertente da psicologia se concentra no estudo dos processos mentais e suas funções, com ênfase em como os indivíduos se adaptam ao seu ambiente. Dewey acreditava que a educação era um processo de vida e não uma preparação para a vida futura, defendendo que o aprendizado era mais eficaz quando os alunos participavam de atividades práticas. Este princípio é conhecido como pragmatismo, influenciando grandemente o educador brasileiro Anísio Teixeira.
Agora vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Skinner é conhecido por seu trabalho em behaviorismo, particularmente o behaviorismo radical. Ele focou no papel do reforço no condicionamento operante, mas não está associado ao pragmatismo ou à Psicologia Funcional.
B - Wundt é frequentemente chamado de o pai da psicologia moderna e é conhecido por fundar o primeiro laboratório de psicologia. Ele está mais associado ao estruturalismo e à análise da consciência, não ao pragmatismo.
C - Titchener foi um dos maiores proponentes do estruturalismo e discípulo de Wundt. Seu foco era a introspecção e a análise da estrutura da mente humana, não a Psicologia Funcional ou o pragmatismo.
E - Watson é outro nome importante no desenvolvimento do behaviorismo, mas sua abordagem era centrada em comportamentos observáveis e o ambiente, sem ligação direta com a Psicologia Funcional ou o trabalho de Dewey.
Portanto, a única alternativa correta é D - John Dewey, dada sua contribuição para a educação e sua associação com o pragmatismo.
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O que é importante ressaltar nesta breve análise é que noções como movimento, mudança e transformação constantes ocupavam lugar central no pensamento de Anísio Teixeira, traduzindo a idéia de que a escola, a sociedade e o progresso científico jamais assumem formas estáticas e definidas, quando em ambiente democrático. A "sociedade em permanente mudança", sob a democracia, continha, em sua essência, a possibilidade de conflito, discussão e reflexão dirigidas pela coletividade. No contexto de uma sociedade assim, em "indefinido estado de reconstrução", os problemas educacionais não podiam ser vistos como estritamente técnicos, solucionáveis pela mera aplicação de saberes científicos, supostamente objetivos e inquestionáveis. As questões educacionais apresentavam-se, então, como "um problema de filosofia de educação" (idem, p. 90).
Em outro escrito, Anísio Teixeira reafirmava essa mesma concepção inspirada em Dewey, dizendo que "a democracia não é um fato histórico pretérito, que estejamos a procurar repetir, nem uma previsão rigorosamente científica a que possamos chegar com fatal exatidão determinística". Deste modo, a democracia, "uma afirmação política, uma aspiração, um ideal ou, talvez, uma profecia", não se apresentava como algo que pudesse ser alcançado por intermédio da ciência, mas sim por meio da capacidade humana para atingir uma "vida associada, que todos partilhem igualmente" (Teixeira, 1956, p. 15).
Segundo o autor, os resultados do trabalho científico não produziriam, automaticamente, uma escola melhor e, assim, uma sociedade melhor. Embora a educação devesse submeter-se ao crivo das ciências, tornando seus procedimentos intencionais e guiados por metas bem definidas, suas finalidades seriam estabelecidas no âmbito dos valores desenvolvidos no ambiente democrático. As ciências ajudariam na construção de processos escolares mais igualitários, é verdade, mas não poderiam ser responsabilizadas diretamente pela vida democrática - uma aspiração, um ideal, uma profecia, segundo o próprio Anísio Teixeira.5
Teixeira mostrava também, em outro texto, que a transformação da escola seria feita mediante estreito intercâmbio da ciência com a filosofia. Apoiada nos conhecimentos científicos existentes, a filosofia deveria tornar-se uma disciplina voltada para a compreensão e a regulação da conduta humana. Os fins superiores ou espirituais, como a liberdade humana, a realização da fraternidade e a efetivação da felicidade pessoal e coletiva, eram postos como dependentes das crenças que os seres humanos desenvolvem ao longo de sua história, podendo ser investigados objetivamente pela ciência, que por sua vez fornece subsídios para a filosofia (Teixeira, 1955b, p. 16).
A característica marcante de todos os discursos inspirados na filosofia deweyana é que tais valores não são dados a priori, mas buscados na situação de um mundo em permanente mudança. Sob a influência de Dewey, a perspectiva de fundar a educação sobre princípios normativos implicava que estes jamais fossem estabelecidos de maneira definitiva, fixa e categórica, dado que a realidade é algo em permanente movimento.
Por intermédio de autores como os que foram aqui analisados, representantes da influência de John Dewey no Brasil, o pensamento educacional renovador incorporou a idéia de que a definição das finalidades educacionais devia fazer-se em meio ao questionamento da ordem social como estado definido e fixo da história humana. A promoção do debate incessante e nunca concluído, somente possível em ambiente verdadeiramente democrático, visto como ideal ou como profecia, segundo palavras de Anísio Teixeira, garantia a liberdade imprescindível para a edificação de um mundo melhor no futuro. As práticas pedagógicas e as atividades de pesquisa educacional, nesse contexto, não podiam ser guiadas por outros referenciais que não os da mobilidade permanente do homem e do mundo por ele criado, sem que isto traduzisse submissão do indivíduo à ordem social e econômica.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200007
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