No que diz respeito aos aspectos morfossintáticos e semânti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104969 Português
Texto V


    Quando os jornais anunciaram para o dia 1.º deste mês uma parede de açougueiros, a sensação que tive foi muito diversa da de todos os meus concidadãos. Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu. Boa ocasião para converter esta cidade ao vegetarismo.

   Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mais carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarismo; mas era tarde para a execução. Fiquei carnívoro. Era a sorte humana; foi a minha. Não importa, o homem é carnívoro.

  Deus, ao contrário, é vegetariano. Para mim, a questão do paraíso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarismo. Deus criou o homem para os vegetais, e os vegetais para o homem.

   Enfim, chegou o dia 1.º de março; quase todos os açougues amanheceram sem carne. Chamei a família; com um discurso mostrei-lhe que a superioridade do vegetal sobre o animal era tão grande, que devíamos aproveitar a ocasião e adotar o são e fecundo princípio vegetariano. Ervas, ervas santas, puras, em que não há sangue; todas as variedades das plantas, que não berram nem esperneiam, quando lhes tiram a vida. Convenci a todos; não tivemos almoço nem jantar, mas dois banquetes. Nos outros dias a mesma cousa.

    O vegetarismo é pai dos simples. Os vegetarianos não se batem; têm horror ao sangue. Eu não me dou por apóstolo único desta grande doutrina. Creio até que os temos aqui, anteriores a mim, e, — singular aproximação! — no próprio conselho municipal. Só assim explico a nota jovial que entra em alguns debates sobre assuntos graves e gravíssimos.


Machado de Assis. Carnívoros e vegetarianosInA Semana, 1892 (com adaptações).
No que diz respeito aos aspectos morfossintáticos e semânticos do texto V, julgue (C ou E) o seguinte item. 

No segundo período do primeiro parágrafo, os elementos da coordenação assindética estão ligados, semanticamente, com base em uma noção de contraste.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu. "

Nota-se que não estão ligados por Sindetos, mas sim por uma pontuação. Portanto há uma coordenação assindética.

Quando os jornais anunciaram para o dia 1.º deste mês uma parede de açougueiros, a sensação que tive foi muito diversa da de todos os meus concidadãos. Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu. 

De fato estão são elementos assindéticos (sem conectivo) e estão conectados em forma de contraste, o que é, inclusive, indicado pelo período anterior.

Resposta: Correto.

GAB.: Certo.

No segundo período do primeiro parágrafo — "Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu." —, os elementos coordenados (as orações "Vós ficastes aterrados" e "eu agradeci o acontecimento ao céu") estão ligados por coordenação assindética (sem conjunção).

Apesar da ausência de conjunção, há uma relação semântica de contraste entre as duas orações, pois o sentimento do locutor (gratidão) se opõe ao sentimento do interlocutor (terror). Essa oposição implícita justifica a noção de contraste mencionada no item.

NÃO DESISTA!

Gabarito CERTO.

[1] Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu.

[1] Vós ficastes aterrados, no entanto, eu agradeci o acontecimento ao céu.

BIZU do Prof Ari: ( coisa ruim ) + ( coisa boa ) = contraste 

Portanto, é correto afirmar que são coordenados, que possuem orações com sentido completo e independentes, e assindéticos, que não são ligados por conjunções.

Faz bem para a autoestima acertar questão de portugues para diplomata kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo