Ainda com base no texto V, julgue (C ou E) o item que se se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104973 Português
Texto V


    Quando os jornais anunciaram para o dia 1.º deste mês uma parede de açougueiros, a sensação que tive foi muito diversa da de todos os meus concidadãos. Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu. Boa ocasião para converter esta cidade ao vegetarismo.

   Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mais carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarismo; mas era tarde para a execução. Fiquei carnívoro. Era a sorte humana; foi a minha. Não importa, o homem é carnívoro.

  Deus, ao contrário, é vegetariano. Para mim, a questão do paraíso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarismo. Deus criou o homem para os vegetais, e os vegetais para o homem.

   Enfim, chegou o dia 1.º de março; quase todos os açougues amanheceram sem carne. Chamei a família; com um discurso mostrei-lhe que a superioridade do vegetal sobre o animal era tão grande, que devíamos aproveitar a ocasião e adotar o são e fecundo princípio vegetariano. Ervas, ervas santas, puras, em que não há sangue; todas as variedades das plantas, que não berram nem esperneiam, quando lhes tiram a vida. Convenci a todos; não tivemos almoço nem jantar, mas dois banquetes. Nos outros dias a mesma cousa.

    O vegetarismo é pai dos simples. Os vegetarianos não se batem; têm horror ao sangue. Eu não me dou por apóstolo único desta grande doutrina. Creio até que os temos aqui, anteriores a mim, e, — singular aproximação! — no próprio conselho municipal. Só assim explico a nota jovial que entra em alguns debates sobre assuntos graves e gravíssimos.


Machado de Assis. Carnívoros e vegetarianosInA Semana, 1892 (com adaptações).
Ainda com base no texto V, julgue (C ou E) o item que se segue, relativos a seus aspectos morfossintáticos e semânticos.

Na estrutura predicativa que compõe o quarto período do segundo parágrafo, o verbo denota um estado permansivo da qualidade atribuída ao narrador.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

cadê o texto

não tem textoooooooooooo

peguei no SITE DO ESTRATÉGIA O TEXTO!

Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mais carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarismo; mas era tarde para a execução. Fiquei carnívoro. Era a sorte humana; foi a minha. Não importa, o homem é carnívoro.

Permansivo: em que um estado ou processo perdura em seus efeitos (diz-se de aspecto verbal) [p.ex.: nos semantemas dos verbos saber, conservar, manter, continuar, ficar, permanecer, está implícita a noção de permanência].

 Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mais carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarismo; mas era tarde para a execução. Fiquei carnívoro

"Fiquei carnívoro." indica uma continuação ou permanência ao fato de se tornar carnívoro.

Resposta: Correto.

DICIONÁRIO CESPE

o  Adágio: É um ditado popular ou uma frase curta que expressa uma verdade ou sabedoria comum, como "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

o  Alusivo = Referente.

o  Apático: que apresenta apatia; indiferente, insensível.

o  Aquinhoados = conceder, repartido.

o  Austero: de caráter severo, o qual se reflete na rigidez das opiniões, dos hábitos, no rigor consigo mesmo e com os outros.

o  Aversão = Repugnância.

o  Burla = Ilusão, fraude.

o  Circunscrever = Delimitar.

o  Coeficiente = Fator, circunstância.

o  Comumente = Frequentemente.

o  Convencer: persuadir (alguém ou a si mesmo) a aceitar uma ideia ou admitir um fato, por meio de razões ou argumentos bem fundados.

o  Corriqueiro: é um adjetivo que significa habitual, comum, banal, trivial ou vulgar

o  Corroborar = reforçar.

o  Defeso = Proibir.

o  Desejoso: dominado, impelido pelo desejo; ávido, cobiçoso "indivíduo desejoso de honrarias", disposto, tendente a (realizar algo).

o  Desforra/revide = Vingança.

o  Eivada = Infectada.

o  Emerge = Surge, manifesta.

o  Esclarecer: tornar compreensível; elucidar. tornar(-se) claro; iluminar(-se). explicitar.

o  Esmero = Cuidado.

o  Evasiva = Escapar do objetivo principal.

o  Exortar = Estimular.

(CONTINUA...)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo