Paciente R. T. F., 28 anos, gênero masculino, melanoderma, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686192 Odontologia
Paciente R. T. F., 28 anos, gênero masculino, melanoderma, compareceu ao serviço odontológico por causa de um abaulamento na região posterior esquerda da mandíbula. No exame radiográfco, verifcou-se a presença de múltiplas lesões radiolúcidas, uniloculares, na mandíbula e na maxila, sugestivas de Tumor Odontogênico Ceratocístico. Além disso, o paciente apresentava polidactilia e hipertelorismo. Baseado nas informações fornecidas assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica de primeira escolha para esta situação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é B - Síndrome de Gorlin-Goltz.

A Síndrome de Gorlin-Goltz, também conhecida como Síndrome do Nevo Basocelular, é uma condição genética que se manifesta com várias características clínicas e radiológicas. Nesta questão, as múltiplas lesões radiolúcidas uniloculares na mandíbula e na maxila são altamente sugestivas de Tumor Odontogênico Ceratocístico, uma característica comum desta síndrome. Além disso, a presença de polidactilia (dedos adicionais) e hipertelorismo (aumento da distância entre os olhos) são características extracranianas típicas que ajudam a confirmar o diagnóstico.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Síndrome de Gardner: Esta síndrome é caracterizada principalmente por pólipos intestinais, osteomas e fibromas, e não por lesões radiolúcidas uniloculares na mandíbula ou maxila. A polidactilia e o hipertelorismo não são associados a esta condição.

C - Neurofibromatose: Esta condição é marcada por tumores fibromatosos e manchas café-au-lait na pele. Não há a presença de tumores odontogênicos ou características esqueléticas como as mencionadas no enunciado da questão.

D - Doença de Paget: É uma doença óssea crônica que causa a desorganização do processo de renovação óssea, resultando em fraqueza óssea. Apesar de afetar os ossos, não está associada a lesões radiolúcidas uniloculares na mandíbula e maxila, nem a polidactilia ou hipertelorismo.

E - Síndrome de McCune-Albright: Esta síndrome envolve displasia fibrosa, manchas na pele e alterações endócrinas. As características dentárias e esqueléticas mencionadas na questão não estão relacionadas a esta síndrome.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Síndrome de Gorlin, também conhecida como Síndrome do Carcinoma Nevoide de Células Basais, Gorlin e Goltz definiram a condição como uma tríade principal de múltiplos carcinomas basocelulares, ceratocistos odontogênicos e anomalias esqueléticas. Um espectro de outras manifestações neurológicas, oftálmicas, endócrinas e genitais agora são conhecidas, sendo variavelmente associadas a esta síndrome.

Esta desordem possui um modo autossômico dominante. Gênero masculino e feminino são igualmente afetados.

A síndrome de Gorlin-Goltz, conhecida também como síndrome do Carcinoma Basocelular Nevóide, é um transtorno hereditário autossômico dominante de alta penetrância e expressividade variável. Foi primeiramente descrita por Jarisch em 1894 e, em 1960 Gorlin e Goltz relacionaram o conjunto de doença de casos anteriormente relatados na literatura, concluindo que se tratava de uma síndrome caracterizada por uma tríade (carcinomas basocelulares, queratocistos odontogênicos múltiplos e anomalias esqueléticas). Atualmente, sabe-se que um amplo espectro de outras manifestações sistêmicas pode estar presente como neurológicas, oftálmicas, genitais, cardiovasculares e endócrinas.

Quais são os sintomas da doença de Paget (ou Osteíte Deformante)?

Em algumas situações, esse tipo de osteoporose é assintomática. Entretanto, existem alguns sinais que podem indicar a doença de Paget, como:

  • dores ósseas e deformações nas articulações;
  • alto índice de fraturas devido à fragilidade óssea;
  • aumento da cifose vertebral, que deixa o acometido corcunda;
  • surdez causada pelo aumento de ossos na região do crânio;
  • pernas fracas e arqueadas.

Relação da doença de Paget com a Odontologia

Como foi colocado anteriormente, a anomalia pode provocar deformação óssea, além de causar problemas nas articulações de nosso corpo.

Assim, é possível que uma pessoa que sofra com a doença de Paget desenvolva problemas oclusais e também na ATM – a principal articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca.

Fora isso, a fraqueza dos ossos pode desencadear perdas dentárias, uma vez que o suporte de nossos dentes são estruturas inteiramente ósseas.

Fonte: Simpatio em <a href="https://simpatio.com.br/doenca-paget/">Doença de Paget é uma Anomalia que Ataca os Ossos</a>

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo