Analise as assertivas a seguir a respeito da noção de gênero...
Analise as assertivas a seguir a respeito da noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo à luz do que ensina Marcuschi e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Uma das teses centrais defendidas e adotadas pelo autor é a de que é impossível se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível se comunicar por algum texto. Isso porque toda manifestação comunicativa se dá sempre por meio de textos minimamente intencionais.
( ) Segundo o autor, quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.
( ) Diz o autor que não se deve imaginar que a distinção entre gênero e tipo textual forme uma visão dicotômica, pois eles são dois aspectos constitutivos do funcionamento da língua em situações comunicativas da vida diária. Os gêneros não são opostos a tipos, e ambos não formam uma dicotomia e sim são complementares e integrados. Não subsistem isolados nem alheios um ao outro, são formas constitutivas do texto em funcionamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O ruim é ter que comprar os livros desses autores para estudar
Marcuschi aborda os gêneros textuais como práticas sociais, ou seja, formas de interação social mediadas pela linguagem escrita ou falada. Ele os define como atividades sócio-discursivas orientadas por propósitos comunicativos específicos, situadas em contextos sociais e culturais particulares.
Dentro dessa perspectiva, os gêneros textuais podem ser agrupados em dois grandes grupos:
- Gêneros Primários: São os gêneros que estão mais presentes na vida cotidiana das pessoas e são desenvolvidos de forma natural. Exemplos incluem conversas informais, bilhetes, cartas pessoais, mensagens de texto, entre outros. Esses gêneros costumam ter estruturas mais flexíveis e são usados em situações do dia a dia.
- Gêneros Secundários: São gêneros mais elaborados e específicos, associados a práticas sociais mais institucionalizadas. Eles são aprendidos em contextos educacionais ou profissionais e possuem regras mais rígidas. Exemplos incluem resumos acadêmicos, relatórios científicos, contratos, artigos de jornal, entre outros.
Com essa visão acima, dá para se ter claro que não há como fugir de um dos gêneros textuais. O autor até fala que dá para misturá-los. Isso torna a primeira Falsa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo