Segundo Bechara, a respeito de pontuação, analise as asserti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288988 Português

Segundo Bechara, a respeito de pontuação, analise as assertivas abaixo: 


I. Pode-se entender pontuação de duas maneiras: a primeira abarca não só os sinais de pontuação propriamente ditos, mas o realce e a valorização do texto: título, rubricas, margens, escolha de espaços e de caracteres, entre outros. Na segunda, uma concepção mais restrita, a pontuação é constituída por uns tantos sinais gráficos.

II. Os parênteses ou colchetes denotam interrupção ou incompletude do pensamento (porque se quer deixar em suspenso, porque os fatos se dão com breve espaço de tempo intervalar ou porque o nosso interlocutor nos toma a palavra) ou hesitação em enunciá-lo.

III. O ponto simples final, que é dos sinais o que denota maior pausa, serve para encerrar períodos que terminem por qualquer tipo de oração que não seja a interrogativa direta, a exclamativa e as reticências. É empregado ainda, sem ter relação com a pausa oracional, para acompanhar muitas palavras abreviadas. 


Quais estão corretas? 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda o uso e a compreensão da pontuação segundo Bechara, um renomado gramático da língua portuguesa. Para resolvê-la, é importante entender as diferentes funções dos sinais de pontuação, assim como suas aplicabilidades em contextos variados. Os candidatos precisam estar familiarizados com os conceitos de sinais de pontuação, o uso de parênteses ou colchetes e a função do ponto final.

Alternativa Correta: D - Apenas I e III.

Justificativa:

Assertiva I: Esta assertiva está correta. Ela aborda duas formas de entender a pontuação: uma visão ampla, que inclui elementos como título e margens, e uma mais restrita, focada nos sinais gráficos. Ambas as interpretações são válidas e estão de acordo com o que Bechara defende.

Assertiva II: Esta assertiva está incorreta. A explicação sobre o uso de parênteses ou colchetes está equivocada. Esses sinais são usados para adicionar informações acessórias ou para indicar uma interrupção proposital, mas não denotam incompletude ou hesitação como descrito.

Assertiva III: Esta assertiva está correta. O ponto final marca a maior pausa em um texto e é usado para encerrar períodos que não sejam interrogativos, exclamativos ou terminados por reticências. Além disso, é verdade que o ponto é usado em abreviações, como "Dr." ou "Sr.".

Análise das Alternativas:

Alternativa A - Apenas I: Incorreta, pois a assertiva III também está correta.

Alternativa B - Apenas II: Incorreta, pois a assertiva II está errada.

Alternativa C - Apenas I e II: Incorreta, pois a assertiva II está errada.

Alternativa E - I, II e III: Incorreta, pois a assertiva II está errada.

Conclusão: A alternativa D é a única que contempla corretamente as assertivas I e III.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

quem errou essa e marcou a alternativa "E" não prestou atenção na assertiva II, ela mesma demonstra o seu erro,

Existem diferenças de funções entre parênteses e colchetes. Seu significado não é equivalente, por isso a II está errada.

GAB: D

Emprego dos Parênteses: Para intercalar no texto uma explicação, uma reflexão, uma digressão, um comentário à margem.

Emprego dos Colchetes: Use colchetes para incluir palavras dentro de uma citação que não fazem originalmente parte desta. Por exemplo, se um trecho citado não estiver totalmente claro, pode-se acrescentar palavras entre colchetes para esclarecer o significado

Parênteses e colchetes são usados em situações semelhantes; no entanto, os colchetes têm algumas especificidades. Os colchetes podem ser usados quando há mais de uma “camada” isolada ou intercalada no enunciado. Assim, usam-se primeiro os colchetes e, dentro destes, os parênteses – [()

Ex.

Ela estava incomodada com o fato de precisar ir até lá para resolver o assunto [teria que pegar diversas conduções para chegar ao lugar (ainda que não precisasse ficar muito tempo dentro de cada condução)].

Os colchetes também são utilizados dentro de citações para indicar lacunas nas  ou comentários do próprio autor que está citando o excerto. Veja o exemplo:

Ele se mostrou incomodado com a minha pergunta e me respondeu: “Eu já disse que ainda não temos nenhum parecer sobre isso, e não adianta anotar nada [quando comecei a escrever no caderno]!”

Fonte: https://www.preparaenem.com/portugues/parenteses.htm#:~:text=informativos%20e%20acad%C3%AAmicos.-,Par%C3%AAntese%20e%20colchete,par%C3%AAnteses%20%E2%80%93%20%5B()%5D.

Parêntese e colchete

Parênteses e colchetes são usados em situações semelhantes; no entanto, os colchetes têm algumas especificidades. Os colchetes podem ser usados quando há mais de uma “camada” isolada ou intercalada no enunciado. Assim, usam-se primeiro os colchetes e, dentro destes, os parênteses – [()].

Veja o exemplo:

Ela estava incomodada com o fato de precisar ir até lá para resolver o assunto [teria que pagar diversas CONTAS(ainda que não QUERIA ficar muito tempo dentro DA LOTÉRICA)].

Os colchetes também são utilizados dentro de citações para indicar lacunas nas  ou comentários do próprio autor que está citando o excerto.

Veja o exemplo:

Ele se mostrou incomodado com a minha pergunta e me respondeu: “Eu já disse que ainda não temos nenhum parecer sobre isso, e não adianta anotar nada [quando comecei a escrever no caderno]!”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo