A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem ressaltado que prát...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
A questão aborda a relação entre o consumo de carboidratos fermentáveis, como o açúcar, e a saúde bucal, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da cárie dental. Compreender os mecanismos pelos quais os açúcares influenciam a flora bacteriana da boca e o processo de desmineralização e remineralização do esmalte é essencial para responder de forma correta.
Alternativa D: A afirmação correta é que a exposição aos açúcares na dieta resulta na fermentação de ácidos e na seleção de bactérias acidogênicas e acidúricas no biofilme da cavidade bucal. Isso se deve ao fato de que os açúcares servem como substrato para essas bactérias, que produzem ácidos como subproduto do metabolismo. Estes ácidos diminuem o pH da cavidade bucal e promovem a desmineralização do esmalte dentário, contribuindo para o desenvolvimento da cárie.
Alternativa A: Incorreta. O açúcar de adição não contribui para a remineralização do esmalte dentário; pelo contrário, ele promove a desmineralização ao ser metabolizado pelas bactérias da placa, resultando na produção de ácidos que corroem o esmalte.
Alternativa B: Incorreta. Os carboidratos fermentáveis não aumentam o pH salivar; na verdade, eles reduzem o pH, criando um ambiente ácido que favorece a desmineralização do esmalte dentário.
Alternativa C: Incorreta. A frequência do consumo de carboidratos fermentáveis, especialmente entre as refeições, é capaz de expor o esmalte dentário a ciclos repetitivos de desmineralização. Quanto mais frequente o consumo de açúcar, maior o risco de desenvolvimento de cárie dental.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) O açúcar de adição atua no processo de DESMINERALIZAÇÃO do esmalte dentário.
B) Os carboidratos fermentáveis DIMINUEM o pH salivar e contribuem para o processo de DESMINERALIZAÇÃO do esmalte dentário.
C) A frequência do consumo de carboidratos fermentáveis, entre as refeições, É CAPAZ de expor o esmalte dentário aos ciclos de desmineralização.
D) A exposição aos açúcares na dieta resulta em fermentação de ácidos e seleção das bactérias acidogências e acidúricas no biofilme da cavidade bucal. (CORRETA)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo