O Serviço Social surge em um contexto de emergência da quest...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q1704955 Não definido
O Serviço Social surge em um contexto de emergência da questão social com a chegada do Capitalismo, a princípio pautado em ações de cunho assistencialista, benemérito e filantrópico, realizados principalmente pela Igreja Católica, que buscava recuperar sua representatividade ao unir-se ao Estado e à Burguesia, para atender as mais diversas expressões da questão social. De acordo com as vertentes que nortearam o Serviço Social desde a gênese, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às assertivas e marque a alternativa correta.
( ) Sobre o Positivismo e sua influência no Serviço Social, sabe-se que esta passou a acontecer quando a profissão começa a questionar sua intervenção, nesse momento surge a preocupação do “o que” fazer e o “como” fazer, o que levou o Serviço Social a cair no metodismo e na burocracia. A profissão passou a receber a influência do Positivismo quando as técnicas norte-americanas passaram a ser utilizadas na intervenção profissional, este momento marca a passagem do modelo franco belga para o americano.
( ) Uma das vertentes teóricas que perpassam os fundamentos filosóficos do Serviço Social em seus momentos iniciais, destaca-se o tomismo e o neotomismo, ambos alicerçados na doutrina social da Igreja Católica, tendo princípios conservadores de cunho moralista, religioso e humanista.
( ) Sobre a fenomenologia ciência que estuda as classificações e descrições dos fenômenos, esta teve como principal autor Husserl (1859-1938), exercendo grande influência na filosofia contemporânea, esta ciência se ocupa em estudar os fenômenos. É uma corrente de pensamento que não se interessa em colocar a historicidade dos fenômenos, considerada por muitos como a histórica. A fenomenologia, não introduz transformações à realidade, mantendo-se sempre no conservadorismo, estuda a realidade, somente com o objetivo de descrevê-la, ou apresentá-la tal como é, sem mudanças. Não aborda os conflitos de classes e muito menos as mudanças estruturais e conjunturais.
( ) Sobre o Marxismo, foi a partir da década de 60 que o materialismo histórico dialético passou a influenciar o Serviço Social. Assumindo uma postura crítica, os assistentes sociais brasileiros, passam a interpretar a sociedade com um novo olhar, um olhar crítico, analisando as contradições sociais, reconhecendo a existência de duas classes sociais antagônicas, burguesia e proletariado. É na efervescência do movimento de reconceituação em 1970, que esta postura crítica ganha força unindo-se a diversos movimentos sociais, que lutam por direitos dos mais diversos segmentos.
Alternativas