No Controle Estatístico de Processo, o gráfico de controle é...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q568605 Farmácia
No Controle Estatístico de Processo, o gráfico de controle é utilizado na detecção de alterações inusitadas de uma ou mais características de um processo ou produto. Em outras palavras, é uma ferramenta estatística que desperta para a presença de causas especiais grandes na linha de produção. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão trata do Controle Estatístico de Processo, uma área da Bioestatística que utiliza gráficos de controle para monitorar a qualidade de produtos e processos na indústria farmacêutica, entre outras. Esses gráficos ajudam a identificar quando um processo está sob controle ou se há variações que indicam problemas. Para resolver essa questão, é necessário compreender conceitos como variação aleatória, limites de controle, e índices de capacidade como Cp e Cpk.

Alternativa Correta: C

A alternativa C está incorreta porque descreve o conceito de mediana de uma distribuição, que não é utilizado para definir o desempenho de um processo no contexto de controle estatístico. A mediana é um ponto que separa a metade inferior da metade superior em uma amostra ou população, mas não é um indicador de desempenho de processo.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - Esta alternativa está correta. Um processo sob controle exibe variação aleatória dentro da linha média (LM), o que indica estabilidade do processo sem interferências externas significativas.

B - Alternativa correta. Um processo fora de controle terá um ou mais pontos além dos limites de controle, indicando a presença de causas especiais de variação que precisam ser investigadas.

D - Esta alternativa está correta. O cálculo do índice de capacidade (Cp) realmente leva em consideração o desvio-padrão estimado, que é uma medida da dispersão dos dados em relação à média.

E - Alternativa correta. A capabilidade (Cpk) é de fato um índice que considera a centralização do processo e é calculado como o mínimo entre o superior de capabilidade (CPU) e o inferior de capabilidade (CPL), refletindo a proximidade dos dados em relação aos limites especificados.

Essas explicações ajudam a entender como os conceitos de controle estatístico de processos são aplicados na prática, especialmente em ambientes de produção onde a qualidade é crucial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

nao é o desempenho que divide a metade dos dados (em grau superior e inferior), isso seria um tipo de Percentil (P50 por exemplo, que é o valor do conjunto de dados que divide essa metade de dados)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo