Sobre riscos geológicos atuais, é correto afirmar que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D, que afirma que no Brasil, os desastres naturais estão predominantemente associados aos processos geológicos exógenos.
Para compreender melhor, é importante saber que os processos geológicos exógenos são aqueles que ocorrem na superfície terrestre, impulsionados por agentes externos como água, vento e gelo. No Brasil, os desastres naturais mais comuns, como deslizamentos, erosões e enchentes, são frequentemente causados por esses agentes.
Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:
A - A possibilidade de ocorrer uma enchente em uma ilha caracteriza uma situação de risco apenas se houver elementos vulneráveis, como pessoas e construções. Sem esses elementos, não há risco geológico significativo.
B - Na maioria dos países tropicais, o principal risco geológico não está associado a terremotos. Em regiões tropicais, os riscos mais comuns são relacionados a fenômenos climáticos que podem desencadear deslizamentos e inundações.
C - O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realiza pesquisas importantes, mas a responsabilidade pelo monitoramento de riscos geológicos no Brasil é, em grande parte, da Defesa Civil e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
E - Mesmo quando um processo geológico é induzido pelo homem, ele ainda é classificado como um risco geológico se houver potencial de perigo, perda ou dano. A ação humana não exclui a classificação de risco.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: alternativa d
Riscos exógenos: Escorregamentos; Erosão/Assoreamento; Enchentes/inundações; Subsidências/colapsos de solo em áreas cársticas; Solos expansivos e colapsíveis;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo