Qual alternativa NÃO apresenta uma questão de saúde comum d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q861585 Enfermagem
Qual alternativa NÃO apresenta uma questão de saúde comum do idoso?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A população idosa é particularmente propensa à alterações nutricionais devido a fatores relacionados às modificações fisiológicas e sociais, ocorrência de doenças crônicas, uso de diversas medicações, dificuldades com a alimentação, depressão e alterações da mobilidade com dependência funcional.

A Incontinência Urinária (IU) ou perda involuntária de urina é um sério problema de saúde que afeta milhões de pessoas e pode ocorrer em qualquer idade, tendendo a manifestar-se mais freqüentemente com o aumentar da idade, principalmente, nas mulheres, na perimenopausa.

Com relação a mobilidade a grande propensão da pessoa idosa à instabilidade postural e à alteração da marcha aumenta o risco de quedas e, por essa razão, equilíbrio e marcha devem ser sempre avaliados.

Quedas representam um sério problema para as pessoas idosas e estão associadas à elevados índices de morbi-mortalidade, redução da capacidade funcional e institucionalização precoce. As causas mais comuns relacionadas às quedas de pessoas idosas na comunidade são: relacionadas ao ambiente; fraqueza/distúrbios de equilíbrio e marcha; tontura/vertigem; alteração postural/hipotensão ortostática; lesão no SNC; síncope e redução da visão.

Todas as alterações decorrentes do processo fisiológico do envelhecimento terão repercussão nos mecanismos homeostáticos do idoso e em sua resposta orgânica, diminuindo sua capacidade de reserva, de defesa e de adaptação, o que o torna mais vulnerável a quaisquer estímulos traumático, infeccioso ou psicológico.

Portanto o idoso tem susceptibilidade aumentada para infecção e não diminuída.

Gabarito do Professor: Letra E

Bibliografia

Universidade Federal do Maranhão. UNA-SUS/UFMA Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa: políticas, programas e rede de atenção à saúde do idoso/Camila Carvalho Amorim; Fabrício Silva Pessoa (Org.). - São Luís, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E) Seria "Suscetibilidade aumentada à infecção".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo