A equipe do Serviço de Emergência deve trabalhar de forma c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q861589 Enfermagem
A equipe do Serviço de Emergência deve trabalhar de forma colaborativa. A avaliação primária, focalizando a estabilização das condições que acarretam riscos de morte para o paciente, requer ações prioritárias dos profissionais que compõem a equipe. Qual das opções abaixo NÃO se refere a uma dessas ações prioritárias?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na avaliação primária deve-se

- Avaliar a responsividade (chamar o paciente) e expansão torácica.

- Avaliar permeabilidade de via aérea (VA) e corrigir situações de risco com: hiperextensão da cabeça e elevação do queixo, cânula orofaríngea, aspiração e retirada de próteses, se necessário.

- Avaliar ventilação: padrão ventilatório; simetria torácica; frequência respiratória; e considerar a administração de O 2.

- Avaliar estado circulatório: presença de hemorragias externas de natureza não traumática; pulsos periféricos ou centrais: frequência, ritmo, amplitude, simetria; tempo de enchimento capilar; pele: coloração e temperatura; e  na presença de sangramento ativo, considerar compressão direta, se possível.

- Avaliar estado neurológico: Escala de Coma de Glasgow; e avaliação pupilar: foto-reatividade e simetria.

Portanto não é prioridade na avaliação primária realizar um histórico de saúde completo e uma avaliação da cabeça aos pés.

Gabarito do Professor: Letra A

Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da atuação da equipe do Serviço de Emergência e suas ações prioritárias em relação à avaliação primária do paciente, que visa estabilizar as condições que possam acarretar risco de morte. A alternativa que NÃO se refere a uma dessas ações prioritárias é a letra A: realizar um histórico de saúde completo e uma avaliação da cabeça aos pés. Isso porque, embora seja importante obter o histórico do paciente e realizar uma avaliação completa, essas ações não são prioritárias na avaliação primária, que visa identificar e estabilizar imediatamente as condições que possam acarretar risco de morte. As outras alternativas apresentadas - B, C, D e E - se referem a ações prioritárias nesse contexto, como estabelecer uma via aérea permeável, fornecer ventilação adequada, avaliar e restaurar o débito cardíaco, controlar hemorragias, prevenir e tratar o choque e avaliar a função neurológica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo