Sabemos que as vírgulas são utilizadas na língua escrita com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q885779 Português

Sabemos que as vírgulas são utilizadas na língua escrita com finalidades diversas, mas fundamentalmente para facilitar a leitura.


Na frase de William Cowper “Deus fez o campo, e o homem, a cidade”, há duas vírgulas que se justificam, respectivamente, para:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e discutir a alternativa correta e as incorretas.

Alternativa correta: A - evitar ambiguidade / indicar elipse do verbo

A frase de William Cowper “Deus fez o campo, e o homem, a cidade” utiliza as vírgulas para:

Evitar ambiguidade: A primeira vírgula ocorre após "campo", prevenindo qualquer confusão na leitura que poderia fazer com que o leitor entendesse errado a relação entre as partes da frase.

Indicar elipse do verbo: A segunda vírgula substitui o verbo "fez" na segunda oração. Sem a vírgula, a frase ficaria "Deus fez o campo, e o homem fez a cidade", mas a elipse do verbo (omissão) é indicada pela vírgula.

Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas.

Alternativa B - separar elementos de mesma função sintática / marcar uma pausa

Essa alternativa está incorreta porque, na frase de William Cowper, não há elementos de mesma função sintática sendo separados. Além disso, a vírgula não está apenas marcando uma pausa, mas sim evitando ambiguidade e indicando a elipse do verbo.

Alternativa C - distinguir elementos coordenados / dar realce a certos termos

A vírgula não está sendo usada para distinguir elementos coordenados, já que "campo" e "cidade" não são coordenados entre si, mas sim pertencem a diferentes orações. Além disso, a vírgula não está sendo usada para dar realce, mas para funções específicas mencionadas na alternativa correta.

Alternativa D - isolar elemento de valor explicativo / separar um aposto

Não há elementos de valor explicativo nem aposto na frase. A vírgula está desempenhando um papel sintático diferente, que é evitar ambiguidade e indicar a elipse do verbo.

Alternativa E - destacar elementos repetidos / marcar um adjunto antecipado

Os elementos da frase não são repetidos, e a vírgula não está sendo usada para marcar um adjunto antecipado. A utilização da vírgula na frase de Cowper é para evitar ambiguidade e indicar a elipse do verbo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. A

1ª vírgula: Caso não houvesse a primeira vírgula, daria a entender que Deus fez o campo e homem. Seu uso, portanto, evita a ambiguidade.

2ª vírgula: A elipse verbal significa a omissão do verbo. Caso não houvesse a segunda vírgula a frase ficaria da sguinte maneira: "Deus fez o campo, e o homem fez a cidade"

 

elipse = supressão 

 

RS

Quando fui responder, fiquei puto com o gabarito. Pra mim não era nenhuma das alternativas, mas o gabarito é a letra A mesmo. 

No primeiro momento, eu eu pensei que a primeira vírgula causaria ambiguidade, porque daria a entender que ou Deus fez o campo e o homem ou Deus fez o campo; e o homem (fez) a cidade. Sendo assim, o melhor uso de pontuação, nesta ocasião, para evitar ambiguidade, seria do ponto e vírgula. Mas tem uma regra que nos diz que "não se separa com vírgulas, orações com mesmo sujeito em que a conjunçãoesteja as ligando." Então, se está separando as duas oração, antes da conjunção aditiva E, os sujeitos delas (orações) são diferentes e não provoca ambiguidade, mas sim evita. Por quê? porque, ora, se a ambiguidade seria provocada por acharmos que o sujeito das duas orações é o mesmo ou não, sabemos que não é. Com a vírgula separando as orações com a conjunção E, nos faz entender que o sujeito da primeira oração é DEUS e da segunda -com verbo elíptico- é o HOMEM Então a vígula evita a supeita de ambiguidade. 

Gab A

Se fosse em uma redação, eu optaria pelo uso do ponto e vígula no lugar da primeira vírgula. 

“Deus fez o campo, e o homem, a cidade”

Fiquei com dúvidas se era elipse ou zeugma.

 

Elipse: ocorre omissão de termos da oração. Pode ser de sujeitos, verbos, preposições.

Ex.: No mar, tanta tormenta e tanto dano.

 

Zeugma: ocorre omissão de um termo anteriormente mencionado.

Ex.: Um deles queria saber dos meus estudos; outro, se trazia coleção de selos (...).

 

Minha dúvida ocorreu porque na frase da questão o verbo suprimido foi mencionado anteriormente, então pensei que era Zeugma. Se alguém puder esclarecer isso, agradeço muito. Se é que tem como esclarecer. kkk

Na frase de William Cowper “Deus fez o campo, e o homem, a cidade”, há duas vírgulas que se justificam, respectivamente, para:

 

1ª vírgula: Caso não houvesse a primeira vírgula, daria a entender que Deus fez o campo e homem. Seu uso, portanto, evita a ambiguidade.

2ª vírgula: A elipse verbal significa a omissão do verbo. Caso não houvesse a segunda vírgula a frase ficaria da sguinte maneira: "Deus fez o campo, e o homem fez a cidade"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo