Sabemos que as vírgulas são utilizadas na língua escrita com...
Sabemos que as vírgulas são utilizadas na língua escrita com finalidades diversas, mas fundamentalmente para facilitar a leitura.
Na frase de William Cowper “Deus fez o campo, e o homem, a cidade”, há duas vírgulas que se justificam, respectivamente, para:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e discutir a alternativa correta e as incorretas.
Alternativa correta: A - evitar ambiguidade / indicar elipse do verbo
A frase de William Cowper “Deus fez o campo, e o homem, a cidade” utiliza as vírgulas para:
Evitar ambiguidade: A primeira vírgula ocorre após "campo", prevenindo qualquer confusão na leitura que poderia fazer com que o leitor entendesse errado a relação entre as partes da frase.
Indicar elipse do verbo: A segunda vírgula substitui o verbo "fez" na segunda oração. Sem a vírgula, a frase ficaria "Deus fez o campo, e o homem fez a cidade", mas a elipse do verbo (omissão) é indicada pela vírgula.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas.
Alternativa B - separar elementos de mesma função sintática / marcar uma pausa
Essa alternativa está incorreta porque, na frase de William Cowper, não há elementos de mesma função sintática sendo separados. Além disso, a vírgula não está apenas marcando uma pausa, mas sim evitando ambiguidade e indicando a elipse do verbo.
Alternativa C - distinguir elementos coordenados / dar realce a certos termos
A vírgula não está sendo usada para distinguir elementos coordenados, já que "campo" e "cidade" não são coordenados entre si, mas sim pertencem a diferentes orações. Além disso, a vírgula não está sendo usada para dar realce, mas para funções específicas mencionadas na alternativa correta.
Alternativa D - isolar elemento de valor explicativo / separar um aposto
Não há elementos de valor explicativo nem aposto na frase. A vírgula está desempenhando um papel sintático diferente, que é evitar ambiguidade e indicar a elipse do verbo.
Alternativa E - destacar elementos repetidos / marcar um adjunto antecipado
Os elementos da frase não são repetidos, e a vírgula não está sendo usada para marcar um adjunto antecipado. A utilização da vírgula na frase de Cowper é para evitar ambiguidade e indicar a elipse do verbo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. A
1ª vírgula: Caso não houvesse a primeira vírgula, daria a entender que Deus fez o campo e homem. Seu uso, portanto, evita a ambiguidade.
2ª vírgula: A elipse verbal significa a omissão do verbo. Caso não houvesse a segunda vírgula a frase ficaria da sguinte maneira: "Deus fez o campo, e o homem fez a cidade"
elipse = supressão
RS
Quando fui responder, fiquei puto com o gabarito. Pra mim não era nenhuma das alternativas, mas o gabarito é a letra A mesmo.
No primeiro momento, eu eu pensei que a primeira vírgula causaria ambiguidade, porque daria a entender que ou Deus fez o campo e o homem ou Deus fez o campo; e o homem (fez) a cidade. Sendo assim, o melhor uso de pontuação, nesta ocasião, para evitar ambiguidade, seria do ponto e vírgula. Mas tem uma regra que nos diz que "não se separa com vírgulas, orações com mesmo sujeito em que a conjunção E esteja as ligando." Então, se está separando as duas oração, antes da conjunção aditiva E, os sujeitos delas (orações) são diferentes e não provoca ambiguidade, mas sim evita. Por quê? porque, ora, se a ambiguidade seria provocada por acharmos que o sujeito das duas orações é o mesmo ou não, sabemos que não é. Com a vírgula separando as orações com a conjunção E, nos faz entender que o sujeito da primeira oração é DEUS e da segunda -com verbo elíptico- é o HOMEM. Então a vígula evita a supeita de ambiguidade.
Gab A
Se fosse em uma redação, eu optaria pelo uso do ponto e vígula no lugar da primeira vírgula.
“Deus fez o campo, e o homem, a cidade”
Fiquei com dúvidas se era elipse ou zeugma.
Elipse: ocorre omissão de termos da oração. Pode ser de sujeitos, verbos, preposições.
Ex.: No mar, tanta tormenta e tanto dano.
Zeugma: ocorre omissão de um termo anteriormente mencionado.
Ex.: Um deles queria saber dos meus estudos; outro, se trazia coleção de selos (...).
Minha dúvida ocorreu porque na frase da questão o verbo suprimido foi mencionado anteriormente, então pensei que era Zeugma. Se alguém puder esclarecer isso, agradeço muito. Se é que tem como esclarecer. kkk
Na frase de William Cowper “Deus fez o campo, e o homem, a cidade”, há duas vírgulas que se justificam, respectivamente, para:
1ª vírgula: Caso não houvesse a primeira vírgula, daria a entender que Deus fez o campo e homem. Seu uso, portanto, evita a ambiguidade.
2ª vírgula: A elipse verbal significa a omissão do verbo. Caso não houvesse a segunda vírgula a frase ficaria da sguinte maneira: "Deus fez o campo, e o homem fez a cidade"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo