No ano de 2024, intensificou-se o debate público sobre ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105042 Geografia
    No ano de 2024, intensificou-se o debate público sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 3/2022, que visa modificar a Constituição Federal de 1988, estabelecendo novas diretrizes para a propriedade e gestão dos terrenos de marinha. O debate começou com uma audiência pública no Senado Federal para debater a PEC, ocasião em que a Secretaria de Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos se posicionou contra a proposta.
Internet: <gov.br> (com adaptações).

Em relação aos terrenos de marinha no Brasil e à sua gestão ambiental, julgue (C ou E) o próximo item.

Os terrenos de marinha são extensões de terra ao longo da costa marítima ou próximas a rios, lagos e lagoas que sofrem a influência das marés oceânicas. No caso da costa marítima, esses terrenos correspondem a 33 metros contados a partir do mar em direção ao continente ou ao interior de ilhas costeiras.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

Vamos entender o tema central da questão:

O tema se refere aos terrenos de marinha no Brasil. Esses são terrenos localizados ao longo da costa marítima ou próximos a rios, lagos e lagoas que são influenciados pelas marés oceânicas. Na costa marítima, esses terrenos têm uma largura de 33 metros a partir do ponto em que o mar atinge na maré cheia em direção ao continente ou ao interior das ilhas costeiras.

Para responder a essa questão, é necessário ter conhecimento sobre a definição legal dos terrenos de marinha estabelecida pela legislação brasileira, especialmente no que se refere à gestão e propriedade dessas áreas, que têm importante papel na gestão ambiental e no planejamento territorial.

Justificando a alternativa correta:

A alternativa C está correta porque descreve precisamente o conceito dos terrenos de marinha conforme estabelecido pela legislação brasileira. Eles são, de fato, áreas de terra que ficam junto à costa e são influenciadas pelas marés, e na costa marítima, a medida padrão é de 33 metros.

Por que a alternativa E está incorreta:

A alternativa E - errado seria a escolha caso a descrição apresentada sobre os terrenos de marinha não estivesse de acordo com a legislação. No entanto, a descrição fornecida está correta e em conformidade com a definição oficial, portanto, não há erros a apontar.

Compreender os detalhes dessa legislação é essencial para questões ligadas à gestão ambiental e à política de uso do solo em regiões costeiras, que são frequentemente abordadas em provas de concursos públicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: CERTO ✔️

Gab- certo

 .

Art. 2º São terrenos de marinha, em uma profundidade de 33 (trinta e três) metros, medidos horizontalmente, para a parte da terra, da posição da linha do preamar-médio de 1831:

       a) os situados no continente, na costa marítima e nas margens dos rios e lagoas, até onde se faça sentir a influência das marés;

       b) os que contornam as ilhas situadas em zona onde se faça sentir a influência das marés.

       Parágrafo único. Para os efeitos deste artigo a influência das marés é caracterizada pela oscilação periódica de 5 (cinco) centímetros pelo menos, do nível das águas, que ocorra em qualquer época do ano.

No meu comentário anterior a essa questão, explico bem o conceito do final dessa questão, mas aqui vai uma palinha do contexto abordado:

Os terrenos de marinha são: 

  • Bens públicos, de propriedade da União, embora em alguns casos a propriedade possa pertencer a Estados e Municípios 
  • Medidos a partir da linha do preamar médio de 1831 
  • Com uma profundidade de 33 metros a partir do mar, no caso da costa marítima 
  • Incluídos as margens de rios e lagoas que sofrem influência das marés 

A ocupação privada de terrenos de marinha implica o pagamento de uma retribuição pelo uso de um bem público. A retribuição pode ser: Laudêmio, Taxa de ocupação, Foro. 

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) é responsável pela demarcação da Linha do Preamar Média (LPM), por meio de estudos técnicos. 

É possível questionar a caracterização de um imóvel como terreno de marinha ou os aumentos de cobranças realizados.

HOPE! SERTÃO!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo