O anexo V da Portaria de Consolidação nº 04, de 28 de setem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2564050 Saúde Pública
O anexo V da Portaria de Consolidação nº 04, de 28 de setembro de 2017 diz respeito à notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Para um melhor entendimento, é necessário o conhecimento de alguns conceitos que, de acordo com a referida portaria, considera
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO D:

a) A epizootia é a doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública;

b) As autoridades de saúde são o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios, responsáveis pela vigilância em saúde em cada esfera de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS); 

c) Agravo é qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada; 

d) Conceito correto de evento de saúde pública.

letra c esta errada pois define o conceito de doença e não agravo.

A alternativa correta é:

D. evento de saúde pública (ESP) como uma situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de origem desconhecida.

Análise das alternativas:

A. Incorreta. A epizootia refere-se à ocorrência de uma doença em uma população animal, com frequência acima do esperado. Não está relacionada diretamente a pessoas ou a doenças causadas por animais.

B. Incorreta. A definição de autoridades de saúde na portaria não se refere exclusivamente a profissionais da área da saúde que notificam compulsoriamente doenças, mas sim a órgãos e entidades responsáveis pela saúde pública, que recebem e gerenciam as notificações.

C. Incorreta. O termo agravo refere-se a uma condição que pode prejudicar a saúde humana e que está sujeita à notificação compulsória, incluindo doenças, condições ou eventos que possam ser de relevância para a saúde pública, mas nem sempre é "qualquer enfermidade ou estado crítico".

D. Correta. Um evento de saúde pública (ESP) é definido como qualquer situação que possa constituir uma ameaça à saúde coletiva, como surtos, epidemias ou condições ainda não identificadas, alinhando-se ao texto do anexo V da portaria.

GABRITO D.

A própria questão responde a alternativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo