É uma alteração dentária caracterizada pela deposição exces...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816497 Odontologia
É uma alteração dentária caracterizada pela deposição excessiva de cemento além dos limites fisiológicos do dente, promovendo um espaçamento anormal do ápice que se torna arredondado e/ou com sua aparência macroscópica alterada. O excerto acima refere- se a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - Hipercementose.

A questão aborda uma alteração dentária específica, a hipercementose, que se refere ao crescimento excessivo de cemento no dente além dos limites normais. Esta condição leva ao espaçamento anormal do ápice, que pode aparecer arredondado ou com uma forma alterada quando observado macroscopicamente.

Para resolver essa questão, é necessário ter um conhecimento básico sobre as alterações dentárias estruturais, principalmente aquelas que envolvem o desenvolvimento ou crescimento excessivo de tecidos dentários.

Hipercementose é caracterizada pela deposição exagerada de cemento, geralmente associada a fatores locais como inflamações crônicas ou sistêmicos como doenças metabólicas. Esta condição é bem descrita no enunciado, que menciona o arredondamento e a aparência alterada do ápice do dente.

Analisando as alternativas incorretas:

A - Concrescência: Este termo se refere à fusão de dois dentes por meio do cemento na região das raízes, e não ao depósito excessivo de cemento. Portanto, não se ajusta à descrição da questão.

B - Taurodontismo: Carateriza-se por alterações na morfologia interna do dente, especificamente no aumento da câmara pulpar e deslocamento do assoalho pulpar em direção ao ápice, e não tem relação com deposição de cemento.

D - Esmalte Ectópico: Diz respeito à presença de esmalte em locais anormais, como na raiz do dente, mas não está relacionado à deposição de cemento.

Compreender estas distinções é crucial para acertar questões sobre patologias dentárias em concursos públicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada aborda uma condição dentária específica, e a descrição fornecida nos leva diretamente à alternativa C - Hipercementose. A hipercementose é caracterizada pelo acúmulo excessivo de cemento - um tecido mineralizado que recobre a raiz do dente - além dos limites normais. Esse acúmulo leva ao espessamento da raiz do dente e pode resultar em um ápice (parte terminal da raiz) arredondado ou alterado na sua forma macroscópica. As outras alternativas descrevem condições diferentes: A - Concrescência é a fusão de dois dentes adjacentes pelo cemento; B - Taurodontismo é uma variação anatômica em que a câmara pulpar do dente é deslocada apicalmente, resultando em corpos dentais aumentados e raízes encurtadas; D - Esmalte Ectópico refere-se à presença de esmalte em locais atípicos, como sobre a raiz do dente. Portanto, a descrição dada na questão não se aplica a nenhuma dessas outras condições, mas sim à hipercementose.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo