A dosagem da glicose plasmática é um dos exames bioquímicos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q625983 Enfermagem

A dosagem da glicose plasmática é um dos exames bioquímicos mais realizados no laboratório de análises clínicas, sendo útil na investigação de diabetes. A preparação do paciente depende do tipo de exame a ser realizado e o sangue periférico deve ser coleto em tubo com fluoreto. Assim sendo, analise as assertivas abaixo: 

I. Consiste na quantificação da glicose feita em uma amostra, coletada após 8-12h jejum, e em uma segunda amostra, coletada 120 minutos depois da ingestão de 75g de glicose anidra (para adultos). Valores abaixo de 140 mg/dL na segunda amostra são considerados normais;

II. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada após 8-12h jejum. Atualmente, segundo recomendação da Associação Americana de Diabetes (ADA), o limite máximo normal deste exame é de 99mg/dL;

III. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada duas horas após a ingestão de uma refeição regular. 


Os testes descritos em I, II e III identificam respectivamente: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa B.

Para compreender essa questão, é importante ter um conhecimento básico sobre os tipos de exames de glicose utilizados na prática clínica para diagnóstico de diabetes e monitoramento da glicemia. Vamos analisar cada afirmação:

I. Consiste na quantificação da glicose feita em uma amostra, coletada após 8-12 horas de jejum, e em uma segunda amostra, coletada 120 minutos depois da ingestão de 75g de glicose anidra (para adultos). Valores abaixo de 140 mg/dL na segunda amostra são considerados normais.

Essa descrição é do Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG). Este teste é utilizado para avaliar a capacidade do organismo em metabolizar a glicose e diagnosticar diabetes ou pré-diabetes. Portanto, corresponde ao item I.

II. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada após 8-12 horas de jejum. Atualmente, segundo recomendação da Associação Americana de Diabetes (ADA), o limite máximo normal deste exame é de 99mg/dL.

Esta é a definição de Glicemia em Jejum. Este exame é fundamental para verificar a glicose no sangue após um período sem ingestão de alimentos, sendo um dos principais critérios para diagnóstico do diabetes. Isso corresponde ao item II.

III. A quantificação da glicose é feita em amostra coletada duas horas após a ingestão de uma refeição regular.

Este teste descreve a Glicemia Pós-prandial, que é a medida da glicose no sangue após a refeição. Essa avaliação é importante para verificar como o corpo está lidando com a glicose ingerida e corresponde ao item III.

Portanto, a sequência correta dos testes descritos é: Teste Oral de Tolerância à Glicose (I), Glicemia em Jejum (II), Glicemia Pós-prandial (III), como indicado na Alternativa B.

Vamos revisar as alternativas incorretas:

  • Alternativa A: A ordem está errada. A descrição para "Glicemia em Jejum" e "Teste Oral de Tolerância à Glicose" estão trocadas.
  • Alternativa C: Inclui um teste que não foi mencionado (Curva Glicêmica para Gestantes) e está equivocada na correspondência dos exames.
  • Alternativa D: Inclui "Curva Glicêmica para Gestantes" que não é pertinente às descrições dadas, e também está na ordem incorreta.

Compreender essas diferenças é fundamental para a atuação de profissionais de saúde na interpretação de exames laboratoriais, especialmente no contexto do diagnóstico do diabetes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra B, pois a primeira assertiva descreve o teste oral de tolerância à glicose, em que são coletadas duas amostras de sangue (uma em jejum e outra 2 horas após a ingestão de uma solução de glicose) para avaliar como o organismo processa a glicose. A segunda assertiva descreve a glicemia em jejum, que é um exame que mede a quantidade de glicose no sangue após um período de jejum de pelo menos 8 horas. E a terceira assertiva descreve a glicemia pós-prandial, que é um exame que mede a quantidade de glicose no sangue após uma refeição regular. É importante lembrar que os valores de referência podem variar de acordo com a idade e outras condições de saúde do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo