Uma ética de mão dupla “Desde que a lei de combate à corrupç...
“Desde que a lei de combate à corrupção entrou em vigor, no começo do ano, o especialista em Direito Público Fábio Medina Osório mergulhou numa intensa agenda de viagens para explicar aos grandes empresários brasileiros os meandros da norma que propõe punir com rigor as empresas que tiverem funcionários envolvidos em escândalos de corrupção. Ex-promotor do Ministério Público do Rio Grande do Sul, doutor em direito administrativo e presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (Iiede), Medina vê na lei que impõe severas sanções aos corruptores o início do que pode ser uma profunda mudança de costumes – dos maus costumes. Mas alerta: não adianta tentar punir apenas o empresário.”
(Veja, 20/08/2014)
As opções a seguir apresentam dados sobre o entrevistado que valorizam sua entrevista, à exceção de uma. Assinale-a.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ÉOQQQ
As opções a seguir apresentam dados sobre o entrevistado que valorizam sua entrevista, à exceção de uma. Assinale-a.
Atenção para o enunciado da questão. Se são dados, eles estão EXPOSTOS no texto. Então, não se trata de interpretar, mas de compreender o texto.
“Desde que a lei de combate à corrupção entrou em vigor, no começo do ano, o especialista em Direito Público (C - titulação acadêmica do entrevistado) Fábio Medina Osório mergulhou numa intensa agenda de viagens (A - intensa ocupação) para explicar aos grandes empresários brasileiros (B - público a que se destinam suas palestras) os meandros da norma que propõe punir com rigor as empresas que tiverem funcionários envolvidos em escândalos de corrupção. Ex-promotor do Ministério Público do Rio Grande do Sul (D - cargo que ocupou), doutor em direito administrativo (C - titulação acadêmica) e presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (D - cargo que ocupa) (Iiede), Medina vê na lei que impõe severas sanções aos corruptores o início do que pode ser uma profunda mudança de costumes – dos maus costumes. Mas alerta: não adianta tentar punir apenas o empresário.”
O texto EXPRESSOU diversos dados sobre o entrevistado, EXCETO que ele é exemplo de moralidade nos costumes. Portanto, alternativa E é o gabarito da questão.
GAB. E
"Medina vê na lei que impõe severas sanções aos corruptores o início do que pode ser uma profunda mudança de costumes"
Aqui não temos dados sobre o entrevistado, mas uma opinião.
há uma confusão entre moralismo e legalismo, mas deixando passar e pensando comumente, o "moralismo" exacerbado demonstrado por ele pode ser visto como positivo pela maioria
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo