A construção “que chegou a perder massa encefálica”, presen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1837025 Português
Observe a seguinte notícia extraída do jornal “O Imparcial”, publicada no dia 15/07/2021 e responda a questão.

     Morador de rua é morto a pauladas na Praça de Santa Cruz
     Assassinos ainda escrevem a palavra ‘paz’ com o sangue da vítima no chão
    Uma cena de extrema violência foi registrada na madrugada desta quinta-feira (15) na Praça Santa Cruz, na região central de Araraquara. Um morador de rua ainda não identificado foi morto a pauladas por outros andarilhos.
    Segundo o apurado, o corpo foi encontrado caído no chão e, ao lado, havia a palavra ‘paz’ escrita com seu próprio sangue. A princípio o crime teria sido cometido por outros dois andarilhos que frequentam o local. Eles teriam espancado e agredido o companheiro de rua a pauladas.
    Uma equipe do SAMU foi acionada, mas o homem que chegou a perder massa encefálica, acabou falecendo no local.
    A Polícia Militar foi acionada e ouviu testemunhas para tentar chegar aos autores do assassinato. Imagens de câmeras de segurança devem ser usadas pela Polícia Civil.
A construção “que chegou a perder massa encefálica”, presente no terceiro parágrafo do corpo da notícia, possui a seguinte função sintática no período:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Vamos analisar a questão proposta, que se refere à função sintática de uma oração subordinada dentro de um período.

Alternativa Correta: E - Oração subordinada adjetiva explicativa, com a falta do emprego da vírgula após a palavra “homem”.

A função principal desta questão é avaliar o conhecimento do aluno sobre orações subordinadas adjetivas, que podem ser classificadas em restritivas ou explicativas. Para isso, é essencial entender o papel das vírgulas na delimitação dessas orações.

Justificativa da Alternativa Correta:

A oração “que chegou a perder massa encefálica” está inserida entre duas outras orações, esclarecendo uma característica do sujeito “homem”. A característica mencionada é apenas um detalhe adicional, não essencial para identificar o sujeito, o que é típico de orações subordinadas adjetivas explicativas. Estas orações, por norma, devem ser isoladas por vírgulas. Nesse caso, a construção deveria ser “o homem, que chegou a perder massa encefálica, ...”. Portanto, a opção E está correta ao identificar a falta de vírgula.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Oração subordinada adjetiva restritiva: A oração restritiva especifica o sujeito, sem vírgula. Porém, no contexto, a oração não restringe o sujeito a um grupo menor, mas sim, adiciona uma informação já dada, o que é explicativo.

B - Oração subordinada adjetiva restritiva, com o emprego correto da vírgula: Essa alternativa se contradiz, pois não se usam vírgulas em orações restritivas.

C - Oração subordinada substantiva objetiva direta: A oração em questão não funciona como complemento do verbo, característica das orações substantivas objetivas diretas.

D - Oração subordinada substantiva apositiva: Esta oração também não complementa ou explica um substantivo de forma direta, como seria o caso das apositivas.

Portanto, a opção correta reflete o uso adequado de uma oração subordinada adjetiva explicativa, que deveria estar isolada por vírgulas, destacando uma informação adicional sobre o sujeito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão elaborada por quem não sabe sintaxe, pois se trata de um homem restrito ou especificativo. Logo, penso que seria uma O.S.Adjetiva Restritiva o qual proíbe a intercalação por vírgulas. Ademais, há um erro gramatical ao usar vírgula após a mesma separando o sujeito do seu predicado verbal.

Se eu estiver errado, por favor, corrijam-me abaixo.

Explicativa?

Oxe, que eu saiba o gabarito correto é a LETRA A.

BANCA LOUCA.

questao mal elaborada

Pelo contexto é evidente que ele forçou o erro no texto, com a finalidade de elaborar essa questão. Contudo, ele deixou a desejar no enuciado, não deixou bem claro o que era pretendido na questão.

Ele queria a classificação correta, além do emprego da vígula que ele não colocou no texto.

No texto estava: mas o homem que chegou a perder massa encefálica,

Falta uma vígula, já que trata-se apenas de um homem. Ademais, haverá duas vírgulas - sendo O.S.A.Explicativa ou nenhuma - sendo O.S.A.Restritiva. Nesse sentido, o examinado suprimiu a vírgula que era para estar presente antes do pronome "que"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo