A osteoporose é uma doença óssea metabólica progressiva que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2302571 Medicina
A osteoporose é uma doença óssea metabólica progressiva que diminui a densidade óssea (massa óssea por unidade de volume), com deterioração da estrutura óssea. Fraqueza do esqueleto leva a fraturas com traumas secundários ou imperceptíveis, particularmente na coluna lombar e torácica, punho e quadril (chamadas fraturas por fragilidade). Sobre sua fisiopatologia, analise os itens abaixo e depois responda:


I- O osso é continuamente formado e reabsorvido. Normalmente, formação e reabsorção óssea são equilibradas atentamente. Os osteoblastos e os osteoclastos são regulados por paratormônio (PTH, parathyroid hormone), calcitonina, estrógeno, vitamina D, várias citocinas e outros fatores locais, tais como as prostaglandinas. II- O pico da massa óssea ocorre em homens e mulheres em torno dos 30 anos. Negros alcançam um pico de massa óssea mais alto do que brancos e asiáticos, ao passo que hispânicos apresentam valores intermediários. Os homens têm maior massa óssea que mulheres. III- Depois de alcançar o pico, a massa óssea se estabiliza por 20 anos, período durante o qual a formação óssea é muito maior que a reabsorção óssea. Depois disso, ocorre perda de massa óssea em uma taxa de 0,5 a 1%/ano. Começando na menopausa, a perda de massa óssea acelera em mulheres para cerca de 5 a 10%/ano por volta de 7 a 10 anos e então a taxa de perda desacelera. IV- A perda óssea osteoporótica afeta osso cortical e trabecular (cancellous). A espessura cortical e o tamanho das trabéculas diminuem, resultando em porosidade aumentada. A trabécula pode estar interrompida ou inteiramente ausente. A perda óssea trabecular ocorre mais rapidamente do que o osso cortical porque o osso trabecular é mais poroso e a recuperação óssea é mais alta. Contudo, a perda dos dois tipos contribui para a fragilidade do esqueleto.


Após a análise dos itens é correto afirmar que o único item CORRETO é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda diferentes aspectos da fisiopatologia da osteoporose, e o item III é o único que está completamente correto. O osso realmente atinge um pico de massa óssea por volta dos 30 anos, e após esse pico, ao contrário do que afirma o item III, não há estabilização por 20 anos com formação óssea maior que a reabsorção. Na realidade, após o pico, a massa óssea começa a declinar lentamente como parte do processo natural de envelhecimento. A taxa de perda de massa óssea acelera em mulheres após a menopausa devido à diminuição dos níveis de estrogênio, que tem um papel protetor na saúde óssea. Estes aspectos do item III estão corretos, tornando-o a resposta correta (C) para a questão. Os outros itens contêm incorreções: - No item I, informa-se corretamente sobre o equilíbrio entre a formação e reabsorção óssea e os agentes reguladores, mas o item não está completamente correto, pois não especifica qual aspecto está errado, e o erro pode estar implícito na afirmação. - O item II está incorreto ao afirmar que após o pico, a massa óssea se estabiliza por 20 anos com formação óssea muito maior que a reabsorção, isso não ocorre, a massa óssea começa a declinar após o pico. - O item IV contém um erro ao afirmar que a perda óssea trabecular ocorre mais rapidamente do que a cortical porque o osso trabecular é mais poroso e a recuperação óssea é mais alta. O termo "recuperação óssea" é confuso e pode estar incorretamente utilizado aqui; o que se sabe é que o osso trabecular, por ter uma superfície maior para remodelação, tende a perder densidade mais rapidamente do que o osso cortical, mas isso não é sinônimo de que a "recuperação" óssea seja mais alta. Portanto, é essencial que o aluno compreenda não só a resposta correta, mas também por que os outros itens estão incorretos para ter uma compreensão abrangente do tópico em questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo