No Brasil, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é consider...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Território-microárea. Agora, vamos entender por quê.
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma das principais políticas de reorganização da atenção primária à saúde no Brasil. O objetivo é estar mais próximo das comunidades, promovendo a saúde e prevenindo doenças de forma mais eficaz através de uma equipe multiprofissional.
Um componente essencial da ESF é a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Estes profissionais têm o papel fundamental de fazer a ponte entre a comunidade e os serviços de saúde, realizando atividades de prevenção, promoção de saúde e acompanhamento das famílias.
Justificativa da alternativa correta:
- B - Território-microárea: Cada Agente Comunitário de Saúde é responsável por uma microárea, que é uma parte do território delimitada com base na quantidade de famílias e nas características epidemiológicas e sociais. Isso permite um acompanhamento mais próximo e contínuo das condições de saúde dos residentes.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Território-moradia: Essa alternativa não define um nível reconhecido dentro da organização territorial da ESF. A moradia refere-se mais ao local específico onde as pessoas vivem, mas não é um termo usado para delimitar a atuação dos ACS.
- C - Território-área: Embora essa seja uma categoria maior, ela não é a menor unidade de atuação dos ACS. Cada área pode abranger várias microáreas.
- D - Território-distrito: Essa é uma divisão administrativa maior, que engloba várias áreas e serve para gestão mais ampla da saúde. Não é a unidade básica na qual os ACS operam diretamente.
Compreender a organização da ESF e o papel do Agente Comunitário de Saúde é fundamental para concursos públicos na área, pois reflete diretamente a estrutura do sistema de saúde brasileiro e sua política de atenção primária.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na ESF, o território de atuação de cada equipe de saúde da família é subdividido em microáreas, também conhecidas como microterritórios. Cada microárea é delimitada geograficamente e possui um número específico de famílias que serão acompanhadas pela equipe.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional que realiza o trabalho de campo na microárea. Ele é responsável por fazer o mapeamento e cadastramento das famílias, identificar as necessidades de saúde da população, realizar visitas domiciliares, promover ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de estabelecer uma relação de proximidade e confiança com as famílias atendidas.
Dessa forma, o ACS está inserido no nível de Território-Microárea na ESF, trabalhando diretamente na comunidade e atendendo as famílias residentes em sua área de atuação. Ele desempenha um papel fundamental na busca ativa e no acompanhamento das famílias, contribuindo para o cuidado integral e a promoção da saúde no âmbito da atenção primária.
Território-microárea.
RESPOSTA Território-Microárea É a subdivisão do território-área
de responsabilidade da
equipe de saúde para
definição das áreas
de atuação de cada
Agente Comunitário
de Saúde
Território Processo
Definido por critérios geográficos políticos,
econômico, sociais e culturais, com um visão
dinâmica que acompanha as mudanças
permanentes no território.
Território-distrito. É a delimitação de um território administrativo
assistencial que congrega diferentes pontos da
Rede de Atenção à Saúde.
Território - Área
É o território-processo de responsabilidade de
uma equipe de Saúde da Família (ESF) ou uma
Equipe de Atenção Básica (EAB).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo