No que se refere à metalinguagem, analise os itens a seguir...
I – A metalinguagem ocorre quando o emissor deseja verificar se o canal de comunicação está funcionando ou compreendendo a mensagem.
II – Visa mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.
III – Tem-se a função metalinguística quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código, isto é, para a própria linguagem.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
I – A metalinguagem ocorre quando o emissor deseja verificar se o canal de comunicação está funcionando ou compreendendo a mensagem → INCORRETO. Aqui temos uma característica da função fática: o canal (contato) é o centro da mensagem; essa linguagem se manifesta quando a finalidade é testar, estabelecer ou encerrar o contato entre o emissor e o receptor (como em ligações telefônicas, saudações, cumprimentos etc.); tal função cria as condições básicas para que ocorra a interação verbal; algumas marcas linguísticas: “Bom dia/tarde/noite”, “Oi”, “Olá”, “Fala...”, “E aí”, “Estou entendendo”, “Vamos lá?”, “Pronto”, “Atenção”, “Sei...”, “Fui”, “Valeu”, “Tchau” etc.
II – Visa mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem → INCORRETO. Aqui temos uma característica da função conativa ou apelativa: o receptor é o centro da mensagem, na qual ele é estimulado, provocado, seduzido, amparado etc.; normalmente o interlocutor é conduzido a adotar uma determinada postura; é um texto normalmente claro e objetivo que visa à persuasão; algumas marcas gramaticais: verbos e pronomes de 2ª pessoa (ou 3ª pessoa – você), vocativos, imperativos, perguntas ao interlocutor etc.; é a linguagem das músicas e dos poemas românticos, das propagandas e afins.
III – Tem-se a função metalinguística quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código, isto é, para a própria linguagem → CORRETO. A função metalinguística é quando o código usado para estabelecer comunicação é o centro da mensagem, no sentido de que ele é instrumento de explicação de si mesmo; usa-se um signo para explicar a si próprio; essa função busca esclarecer, refletir, discutir o processo discursivo, em um ato de comunicação em que se usa a linguagem para falar sobre ela própria; encontramos em poemas que falam sobre o fazer poético (metapoema), sambas que abordam esse gênero musical, filmes que discutem o cinema, palavras usadas para explicar outras em dicionários, narradores que refletem sobre a arte de narrar (metanarração), etc.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
metalinguagem: enfase no código. quando a linguagem se volta para si mesma, transformando-se em seu próprio referente
A questão aborda o assunto função da linguagem e quer que julguemos se as afirmações abaixo se relaciona com a metalinguagem.
I – A metalinguagem ocorre quando o emissor deseja verificar se o canal de comunicação está funcionando ou compreendendo a mensagem.
Incorreta. Esse é o conceito da linguagem fática. Vejam a literalidade: Função fática o canal é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Observe o diálogo que compõe o texto abaixo.
Os exemplos mais típicos da predominância da função fática da linguagem são os cumprimentos diários ("bom dia", "boa tarde", ·oi", "Tudo bem?", "Como vai?"). as conversas de elevador ("Está quente. não?") ou as primeiras palavras de qualquer interação, quando não há ainda um assunto em foco e o objetivo dos interlocutores é começar a conversa.
II – Visa mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.
Incorreta. Esse conceito é da linguagem apelativa ou conotativa. Vejam a literalidade: Função conativa (ou apelativa) o locutário {receptor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Nesse tipo de função pode ocorrer também a exploração de recursos sonoros. Os textos publicitários são exemplos típicos da predominância da função conativa, pois geralmente têm como objetivo principal persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia ou comprar determinado produto.
Ex: O comercia antigo do batom" “Compre batom, seu filho merece batom”, a frase era hipnótica.
III – Tem-se a função metalinguística quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código, isto é, para a própria linguagem.
Correta. Função metalinguística o código é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Leia este texto chamado poesia, de Carlos Drummond de Andrade: ".Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto. vivo."
A começar pelo título, "Poesia", percebe-se que o texto compõe-se de versos que falam sobre poesia. Nesse caso, no qual um poema fala de poesia, a função metalinguística é a predominante no texto. O programa vídeo show que fala da própria tv é outro exemplo clássico desta linguagem.
Somente a III está correta.
Referência bibliográfica.
CEREJA, William Roberto Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.
GABARITO C
Metalinguística = explicar o código !
QÉS!
l - Fática
ll - Conativa ou Apelativa
ll - Metalinguística
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo