Assinale a opção correta acerca dos materiais restauradores ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2926220 Odontologia

Assinale a opção correta acerca dos materiais restauradores diretos.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão aborda o uso de materiais restauradores diretos na odontologia, com foco em resinas compostas e amálgama. Para respondê-la corretamente, é necessário compreender a composição e o funcionamento desses materiais, bem como suas técnicas de aplicação.

Alternativa Correta: Letra C

A alternativa C está correta: A união carga-matriz resinosa é proporcionada por um agente de união denominado silano. O silano é de fato um agente de união utilizado para melhorar a aderência entre a matriz orgânica da resina e as partículas de carga inorgânicas, garantindo a integridade estrutural do material restaurador.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A afirmação de que o adesivo forma uma camada híbrida com o esmalte dentário está incorreta. O adesivo forma a camada híbrida com a dentina, e não diretamente com o esmalte. No esmalte, ocorre uma interação micromecânica após o condicionamento ácido.

B - Embora o Bis-GMA e o UEDMA sejam componentes comuns da matriz orgânica das resinas compostas, o polimetilmetacrilato e o poliestireno não fazem parte dessa matriz. Essas substâncias não são típicas das resinas compostas usadas em restaurações dentárias.

D - A técnica do amálgama adesivo visa melhorar o selamento marginal e a retenção das restaurações de amálgama. Portanto, a afirmação de que ela não melhora o selamento marginal está incorreta.

E - Apesar de um novo acabamento e polimento poderem melhorar a estética da restauração de amálgama, eles não solucionam o problema da corrosão. A corrosão é um processo químico que compromete a estrutura do material.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) o adesivo forma camada hibrida com DENTINA. No esmalte ocorre retenção micromecânica após o ácido.

B) Não há PMMA e poliestireno nas resinas

C) CORRETA.

D) a técnica de amálgama adesivo melhora sim o selamento marginal

E) Não resolve o problema.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo