A respeito de aspectos linguísticos do texto CG2A1-I, julgue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275189 Português
Texto CG2A1-I

   Até você terminar de ler este parágrafo, mais um acidente de trabalho será notificado no Brasil. Em menos de quatro horas, mais uma pessoa morrerá em decorrência de um desses acidentes. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), que consideram apenas registros envolvendo pessoas com carteira assinada, os acidentes e as mortes, no Brasil, cresceram nos últimos dois anos. Em 2020, foram 446.881 acidentes de trabalho notificados; em 2021, o número subiu 37%, alcançando 612.920 notificações. Em 2020, 1.866 pessoas morreram nessas ocorrências; no ano passado, foram 2.538 mortes, um aumento de 36%.
   Na avaliação do ministro Alberto Balazeiro, as situações de precarização do trabalho tendem a gerar mais acidentes, e estudos mostram que trabalhadores terceirizados estão mais suscetíveis a condições de risco e à falta de políticas adequadas de prevenção. “Além disso, situações de crise levam empregadores a, inadvertidamente, esquecer ou não investir em medidas de proteção coletiva e eliminação de riscos”, assinala.
   Por ano, os acidentes de trabalho representam perdas financeiras na média de R$ 13 bilhões. O montante considera valores pagos pelo INSS em benefícios de natureza acidentária. Além disso, mais de 46 mil dias de trabalho são perdidos, contabilizando-se todos aqueles em que as pessoas não trabalharam em razão de afastamentos previdenciários acidentários.

Natália Pianegonda. Acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3 h 47 min no Brasil. Justiça do Trabalho/CSJT. 28 abr. 2023 (com adaptações). 

A respeito de aspectos linguísticos do texto CG2A1-I, julgue o próximo item. 


No primeiro período do segundo parágrafo, o emprego de acento indicativo de crase no “a”, em “a condições”, manteria a correção gramatical do texto e garantiria o paralelismo sintático do período em face do segmento “à falta de políticas adequadas de prevenção”.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimentos sobre o fenômeno da crase. O fenômeno da crase é indicado pelo uso do acento grave (`) e representa a junção da preposição “a” + o artigo definido “a”, de modo que só pode ocorrer, em geral, no caso em que haja termos regidos pela preposição “a” (regência verbal ou nominal) + palavras femininas que aceitem o artigo definido “a”.


No caso de “estão mais suscetíveis a condições de risco”, ocorre que a regência nominal de “suscetíveis” inclui a preposição “a”, entretanto, “condições” está no plural, de modo que, gramaticalmente, somente seria possível a aplicação da crase na seguinte composição: “às condições”, sendo gramaticalmente incorreta a inserção do acento grave sem a devida concordância com o plural da palavra (preposição “a” + artigo “as” = “às”).


Sendo assim, a afirmação de que a adição do acento grave no “a” manteria a correção gramatical é falsa, uma vez que a crase, quando antes de palavras no plural, deve concordar em número.


Gabarito: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A" no singular + palavra no plural, crase nem a p@u!

A + PLURAL = PROIBIDO

Nunca devemos empregar a crase no singular (à) junto a palavras no plural. A crase só ocorre antes de palavras femininas no plural quando a sua forma também estiver no plural (às).



- Comprando este chocolate, você concorre a passagens para a Suíça.

- Não costumo ir a festas de casamento.

- A pesquisa diz respeito a pessoas que estão desempregadas.

- A reportagem foi relativa a mulheres empreendedoras.

https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=391

Nesse contexto, somente poderia haver crase se fosse "às condições".

GABA: E

Fé e bons estudos!

Tá todo mundo safo nessa regra do plural.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo