Que nome se dá à variação que ocorre em função da convivênc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247666 Português
Que nome se dá à variação que ocorre em função da convivência de diferentes grupos sociais?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

✓ Variações diastráticas são aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Variação histórica => Variação diacrônica

Variação social => Variação diastrática

Variação regional => Variação diatópica

Variação de estilo/situacional => Variação diafásica

variação histórica (diacrônica): mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo.

ex.: vossa mercê - vosmecê - você - cê. (há quem diga "c").

variação geográfica (diatópica): devido à região.

ex.: mandioca - aipim - macaxeira. menino - piá - guri

variação social (diastráticas): jargões, gírias, expressões... dependerá do grupo social.

ex.: surfistas, juristas...

variação estilística (diafásicas): dependerá do momento, podendo ele exigir uma linguagem formal ou informal.

ex.: uma palestra vs mesa de bar com os amigos.

#FOCONOOBJETIVO

GABARITO: LETRA B

⇒ O que é variação linguística?

variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe porque as línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social do falante e o grau de formalidade do contexto da comunicação.

→ Variedade regional

São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades.

→ Variedades sociais

São variedades que possuem diferenças em nível fonológico ou morfossintático.

Fonológicos - “prantar” em vez de “plantar”; “bão” em vez de “bom”; “pobrema” em vez de “problema”; “bicicreta” em vez de “bicicleta”.

Morfossintáticos - “dez real” em vez de “dez reais”; “eu vi ela” em vez de “eu a vi”; “eu truci” em vez de “eu trouxe”; “a gente fumo” em vez de “nós fomos”.

→ Variedades estilísticas (diafásicas)

São as mudanças da língua de acordo com o grau de formalidade, ou seja, a língua pode variar entre uma linguagem formal ou uma linguagem informal.

Linguagem formal: é usada em situações comunicativas formais, como uma palestra, um congresso, uma reunião empresarial, etc.

Linguagem Informal: é usada em situações comunicativas informais, como reuniões familiares, encontro com amigos, etc. Nesses casos, há o uso da linguagem coloquial.

Gíria ou Jargão: É um tipo de linguagem utilizada por um determinado grupo social, fazendo com que se diferencie dos demais falantes da língua. A gíria é normalmente relacionada à linguagem de grupos de jovens (skatistas, surfistas, rappers, etc.). O jargão é, em geral, relacionado à linguagem de grupos profissionais (professores, médicos, advogados, etc.)

 Variações históricas (diacrônicas)

As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.

Vossa mercê → Vosmecê → Você → Cê

 Variações geográficas (diatópicas)

As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.

 Variações sociais (diastráticas)

As variações sociais são as diferenças de acordo com o grupo social do falante. Embora tenhamos visto como as gírias variam histórica e geograficamente, no caso da variação social, a gíria está mais ligada à faixa etária do falante, sendo tida como linguagem informal dos mais jovens (ou seja, as gírias atuais tendem a ser faladas pelos mais novos).

BRASIL ESCOLA E MUNDO EDUCAÇÃO.

A-Displasia Diastrófica é um tipo de nanismo grave. Essa variação dá origem a alterações nas articulações como deformação sob carga (rolamento de peso), mobilidade anormal e precoce, e alterações degenerativas graves

B- Consideram-se variações diastráticas aquelas variações que se referem aos grupos sociais, cujos fatores, relacionados à faixa etária, profissão, estrato social,

C- Que se refere à diacronia, descrição de uma língua e das modificações sofridas por ela com o passar do tempo.

D- Metáfora e metonímia são duas figuras de linguagem, mais concretamente, constituem figuras de palavras.

E-Variação diatópica, é a variação caracterizada através das diferenças geográficas, ou seja, diferenças relacionadas ao espaço físico, como países, regiões

Fonte: Google. rs

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo