No que se refere a aspectos linguísticos do texto CG2A1-II, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275200 Português
Texto CG2A1-II


    Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa da depressão e da ansiedade, custando à economia mundial quase 1 trilhão de dólares. Os dados são do relatório Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em setembro de 2022, e confirmam a necessidade de se trazer o debate ainda mais à tona. Na mesma época, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou uma nota conjunta com a OMS, na qual as novas diretrizes são explicadas por meio de estratégias práticas para governos, empregadores, trabalhadores e suas organizações, nos setores públicos e privados. “De acordo com as diretrizes globais, 60% da população mundial trabalha e esse trabalho pode impactar a saúde mental tanto de forma positiva quando negativa. As diretrizes também apontam questões importantes referentes à inserção e à permanência de pessoas com problemas de saúde mental no mercado de trabalho. Além do estigma e das barreiras que essas pessoas vivenciam para ingressar no mercado de trabalho, a ausência de estruturas de suporte afeta a sustentação das atividades laborais”, explica a consultora nacional de saúde mental da OMS, Cláudia Braga.
    De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2022, 209.124 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, entre depressão, distúrbios emocionais e Alzheimer, enquanto, em 2021, foram registrados 200.244 afastamentos. “Esse cenário nos mostra a importância de discutirmos essas questões e esperamos que essas diretrizes possam nortear os debates sobre as responsabilidades dos diferentes atores, de modo a mobilizarmos esforços para prevenir os impactos negativos do trabalho na saúde mental, promover e proteger a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como dar suporte às pessoas com problemas de saúde mental para que tenham seus direitos garantidos”, afirma a consultora da OMS.

Erika Farias. Alertas globais chamam a atenção para o papel do trabalho na saúde mental. Internet: <epsjv.fiocruz.br>(com adaptações). 

No que se refere a aspectos linguísticos do texto CG2A1-II, julgue o seguinte item.



De acordo com as normas gramaticais, é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase na expressão “à tona” (segundo período do primeiro parágrafo). 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CASOS FACULTATIVOS DE CRASE( ATÉ SUA MARIA)

1) ATÈ(quando indica limite)

2)SUA(Pronomes possesivos femininos Singular) (minha,tua,sua,vossa,nossa)

3)MARIA(Nome de mulher singular)

OBS: Lembrando que se no texto da questão ou em um determinado contexto histórico, o nome da mulher for MULHER FAMOSA, não há crase. EX: Paola oliveira, ou num texto especifíco da questão falar ou mencionar uma determinada mulher então devemos considerar mulher famosa e não consideramos a crase

FONTE: PROFESSOR FLAUZINO, Português para concursos

Nesse caso é obrigatorio.

a a tona ( á tona )

palavra feminina

Locução adverbial

Na língua portuguesa, todas as locuções formadas com núcleo feminino têm crase. É exatamente o caso de à tona, que é uma locução adverbial.

Fonte: https://www.clubedoportugues.com.br/a-tona-tem-crase/

Há dúvidas se a forma correta de se escrever a expressão é sem crase “a tona” ou “à tona” com crase.

Na verdade, por se tratar de uma locução adverbial formada por uma palavra feminina, à tona leva crase.

Por exemplo: As coisas vieram à tona de repente. O uso da crase, portanto, é obrigatório

Alternativa errada , caso obrigatório !

Caso facultativos

Antes de pronomes possessivos femininos , no singular, que não subentendam palavras (caso especial) .

Após a preposição até

Antes de Nome próprio feminino (sem ser completo que é um caso proibido de crase e sem especificador que é um caso obrigatório).

Fonte: Professora Flávia Rita .

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo