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Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MEC Prova: CESPE - 2015 - MEC - Desenvolvedor |
Q602389 Arquitetura de Software
      Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:

I    implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;

II    implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;

III    implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;

IV    implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;

V    implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;

VI    implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir, com relação aos padrões de projeto.

O padrão de criação prototype atende corretamente o que se pede em VI.
Alternativas

Gabarito comentado

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Alternativa correta: C - certo

Na arquitetura de software, os padrões de projeto são soluções generalistas para problemas recorrentes durante o desenvolvimento de software. Eles são classificados em três principais categorias: criação, estruturais e comportamentais. A questão apresentada aborda especificamente padrões de criação, que são utilizados para facilitar o processo de criação de objetos.

O padrão Prototype, mencionado na alternativa VI, é um padrão de criação que tem como principal objetivo a clonagem de objetos, evitando a criação tradicional por meio do operador new. Este padrão é particularmente útil quando o custo de criar uma instância de uma classe é elevado ou complexo.

O motivo pelo qual a alternativa C está correta é que o padrão Prototype atende exatamente à necessidade descrita em VI: ele define os tipos de objetos a serem criados por meio de uma instância prototípica e permite criar novos objetos clonando esta instância. Isso significa que cada novo objeto criado é independente do objeto que serviu como protótipo, embora compartilhem do mesmo estado inicial.

O uso do padrão Prototype permite que sistemas sejam flexíveis na criação de novas formas de objetos que compartilham características semelhantes. Assim, este padrão viabiliza uma forma eficiente e dinâmica de gerar novas entidades dentro de um sistema de software com base em um protótipo pré-existente.

Em resumo, a alternativa C é correta porque o padrão Prototype é projetado para resolver exatamente o tipo de problema descrito, que consiste na criação de objetos a partir de um protótipo, possibilitando a clonagem e consequente independência entre as instâncias e o protótipo original.

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Comentários

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Prototype = Clone

O padrão Prototype é aplicado quando existe a necessidade de clonar, literalmente, um objeto. Ou seja, quando a aplicação precisa criar cópias exatas de algum objeto em tempo de execução este padrão é altamente recomendado. Este padrão pode ser utilizado em sistemas que precisam ser independentes da forma como os seus componentes são criados, compostos e representados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prototype

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