Na frase “Outra possibilidade é que vocalizações (...)”, o t...
Animais têm sotaques
Os biólogos chamam essas diferenças regionais de dialetos. Essa é uma descoberta antiga: dois mil anos atrás, Plínio, o naturalista romano, já
havia observado que exemplares da mesma espécie de pássaro provenientes de lugares diferentes não soam iguais. Isso é possível______as vocalizações de um sabiá ou bem‐te‐vi não vêm prontas no DNA: precisam ser aprendidas pelos bebês, exatamente como as linguagens humanas. Quando há aprendizado, a variação se torna inevitável.
Os dialetos não se limitam a pássaros. Baleias, golfinhos e algumas espécies de macaco também exibem dialetos. Os pinípedes – grupo que inclui leões‐marinhos,focas, morsas e outros mamíferos aquáticos – têm tratos vocais bastante complexos e seus chamados mudam um bocado de uma praia para a outra.
É importante diferenciar dialetos (que são algo de origem cultural) de variações genéticas. Galinhas brasileiras e chinesas provavelmente não pertencem à mesma linhagem. E pequenas variações anatômicas significam que elas vão cacarejar diferente. Mas essa é, por assim dizer, a “voz” dessas aves – não o sotaque.
Outra possibilidade é que vocalizações diferentes evoluam por seleção natural conforme as necessidades de cada população. Um grupo de pássaros pode passar a cantar diferente dos demais membros da espécie com o passar de milhares de anos, _______ indivíduos que cantavam de um jeito, e não de outro, tiveram vantagens de sobrevivência e reprodução. Essas são adaptações genéticas, e não variações culturais.
(Site: Abril ‐ adaptado.)
Na frase “Outra possibilidade é que vocalizações (...)”, o termo sublinhado é classificado gramaticalmente como:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a classificação gramatical do termo sublinhado "possibilidade" na frase: “Outra possibilidade é que vocalizações (...)”.
Alternativa correta: C - Substantivo.
O termo "possibilidade" é um substantivo abstrato. Substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, sentimentos, ideias, entre outros. No caso da palavra "possibilidade", ela nomeia uma ideia ou conceito, sendo, portanto, um substantivo. Também é importante notar que ela pode ser precedida por artigos e adjetivos, características típicas de substantivos.
Vamos agora justificar porque as outras alternativas estão incorretas:
A - Advérbio: Advérbios são palavras que modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, indicando circunstâncias como tempo, modo, lugar, intensidade, entre outras. O termo "possibilidade" não cumpre essa função, pois ele não está modificando um verbo, adjetivo ou advérbio.
B - Pronome: Pronomes são palavras que substituem ou acompanham substantivos, indicando a pessoa do discurso ou situando algo em relação aos participantes da comunicação. "Possibilidade" não está substituindo um substantivo, mas sim sendo o próprio substantivo.
D - Adjetivo: Adjetivos são palavras que qualificam ou determinam substantivos, indicando características, qualidades ou estados. O termo "possibilidade" não qualifica outro substantivo, ele é o substantivo que pode ser qualificado por adjetivos, como em "possibilidade remota".
E - Preposição: Preposições são palavras invariáveis que ligam termos numa oração, estabelecendo entre eles uma relação de dependência. "Possibilidade" não está ligando termos, mas sim funcionando como um núcleo do sujeito na frase.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
COM CERTEZA UM SUBSTANTIVO, (C) BASTA FAZER A PERGUNTA AO VERBO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo