Sobre os design patterns, é correto afirmar:
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A alternativa correta é E - O padrão é uma descrição de conhecimento e experiência acumulados, uma solução comprovada para um problema comum.
Os design patterns (ou padrões de projeto) são soluções reutilizáveis para problemas comuns que surgem durante o desenvolvimento de software. Eles são baseados na experiência e práticas acumuladas de muitos desenvolvedores ao longo do tempo. Vamos ver agora por que a alternativa E é a correta e as outras são incorretas.
Alternativa E: A definição dada na alternativa E está em linha com o que são os padrões de projeto. Eles são, de fato, descrições de soluções que foram comprovadas e testadas para resolver problemas recorrentes em um contexto específico. Estas soluções são documentadas de forma que possam ser reutilizadas em situações similares, otimizando o trabalho do desenvolvedor e minimizando a reinvenção da roda.
Alternativa A: Embora seja verdade que padrões de projeto capturam a experiência de programadores, a afirmação de que "sempre incluem algum código de programação" está incorreta. Os padrões de projeto podem ser descrições puramente teóricas e conceituais, que não necessariamente incluem código. Eles podem ser apresentados em um formato que facilita a compreensão da solução, seja com diagramas, pseudocódigo, ou simplesmente descrição textual.
Alternativa B: Esta alternativa confunde o conceito de padrões de projeto com o de aplicações específicas. Padrões de projeto não são aplicações dedicadas a domínios específicos, mas sim soluções genéricas e reutilizáveis que podem ser aplicadas em uma variedade de contextos de software, independentemente do domínio da aplicação, seja ele telecomunicações, financeiro, etc.
Alternativa C: A afirmação de que padrões de projeto "não são complexos e necessita-se de um tempo mínimo para aprender a usá-los" está incorreta. Muitos padrões de projeto possuem um nível considerável de complexidade, e seu correto entendimento e aplicação pode requerer estudo e prática. A aprendizagem dos padrões de projeto pode ser desafiadora, especialmente para iniciantes.
Alternativa D: Os princípios por trás dos padrões de projeto não são exclusivos ao desenvolvimento orientado a objetos. Embora muitos padrões tenham sido inicialmente desenvolvidos no contexto da programação orientada a objetos, eles podem ser aplicáveis a outras abordagens e paradigmas de desenvolvimento. O conceito de reutilização de soluções para problemas comuns é universal no desenvolvimento de software.
Espero que esta explicação tenha esclarecido o tema dos padrões de projeto e ajudado a entender por que a alternativa E é a correta. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
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Comentários
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Sabendo que os padrões de projeto são originários da arquitetura (não a de software, mas arquitetura mesmo..) a primeira questão, que parece ser completa, é errada porque faz parecer que este tipo de linguagem é apenas usada em sistemas orientados a objeto.
b) Errado, um design pattern não é uma aplicação
c) Errado, grande parte dos patterns são razoavelmente complexos
d) Errado, o conceito de design pattern pode ser aplicado desde o desenvolvimento de software até outras áreas como arquitetura e educação
e) Correto.
e-
o que caracteriza um padrão:
1- solução amplamente testada a aprovada
2- aplicavel em varios cenarios
3- bem-definidos e documentados
4- é como um guia ou mapa, nunca uma estrategia
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