De acordo com Guerra (2008), a instrumentalidade no exercíc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q770121 Serviço Social
De acordo com Guerra (2008), a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social se apresenta enquanto uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais). Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir concernentes às reflexões propostas pela autora e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas ( ) A instrumentalidade constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão. ( ) A capacidade do Serviço Social em operar transformações permite buscar novas legitimidades, indo além da mera requisição instrumental operativa do mercado de trabalho. ( ) A instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva, um modo de ser, de todo trabalho. Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

" A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais) constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão". GUERRA- A Instrumentalidade no trabalho do assistente social-pág2.

Gab- C

 

Gabarito C - VVV

( ) A instrumentalidade constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão.

Verdade. "A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais) constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão."

( ) A capacidade do Serviço Social em operar transformações permite buscar novas legitimidades, indo além da mera requisição instrumental operativa do mercado de trabalho.

Verdade. "Ao desprender da base histórica pela qual a profissão surge, o Serviço Social pode qualificar-se para novas competências, buscar novas legitimidades, indo além da mera requisição instrumental-operativa do mercado de trabalho"

( ) A instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva, um modo de ser, de todo trabalho.

Verdade. "Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações são portadoras de instrumentalidade.

Deste modo, a instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social quanto categoria constitutiva, um modo de ser, de todo trabalho."

Referência:

http://unesav.com.br/ckfinder/userfiles/files/Yolanda%20Guerra%20instrumentalid.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo