Julgue o item subsequente, relativos ao atendimento pré-hosp...
Em acidente de múltiplas vítimas, o método START (simple triage and rapid treatment) é utilizado na triagem de pacientes, sendo identificado com a cor vermelha o paciente que não consegue andar, respira e apresenta frequência respiratória superior a 30 rpm.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O método START (Simple Triage And Rapid Treatment) é um algoritmo para triagem rápida de vítimas em incidentes com múltiplas vítimas. É usado em cenários de emergência e desastres em larga escala.
O método START classifica as vítimas em quatro categorias de cores que indicam o nível de urgência de atendimento:
- Vermelho: Vítimas que precisam de atendimento imediato
- Amarelo: Vítimas que podem aguardar até uma hora para receber tratamento
- Verde: Vítimas com ferimentos leves
- Preto (ou cinza): Vítimas em parada cardiorrespiratória
O método START utiliza o mnemônico “30-2-pode fazer” para triar as vítimas:
- 30: Avalia a capacidade respiratória em um minuto
- 2: Avalia a qualidade da perfusão periférica em dois segundos
- Pode fazer: Avalia o nível de consciência da vítima para seguir os comandos dos socorristas
O método START é o método de triagem mais utilizado no mundo
fonte: google
Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Possuem prioridade elevada para atendimento, retirada da cena e transporte. Exemplo: Trauma torácico com tórax instável.
Pode aguardar (cor amarela): vítimas com ferimentos moderados. Podem aguardar um tempo na cena até o tratamento definitivo. Exemplo: membros fraturados.
Leve (cor verde): vítimas com ferimentos mínimos, que podem perambular e ajudar outras vítimas mais debilitadas. Apesar disso, essas vítimas são as que costumam causar alguns problemas, pois estão assustadas e com dores.
Nesse contexto, é importante investir apoio psicológico e orientação para que elas não sobrecarreguem o serviço terciário de saúde. Exemplo: escoriações difusas no corpo.
Mortos (cor cinza ou preto): vítimas que não respondem a procedimentos simples, como abertura de vias aéreas e com ferimentos críticos que indicam morte iminente. Exemplo: paciente em parada cardíaca, exposição de massa encefálica.
Em seguida, a categorização torna-se mais fácil com o uso de cartões ou pulseiras nas cores descritas acima, conforme a gravidade de cada vítima.
Fonte: IESPE
CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo