Contando em 1774 com (...) uma população total de 52.000 ha...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: AL-PB Prova: FCC - 2013 - AL-PB - Assistente Legislativo |
Q322803 História e Geografia de Estados e Municípios
Contando em 1774 com (...) uma população total de 52.000 habitantes em toda capitania, a Paraíba tornou-se presa para o Tribunal do Santo Ofício. Especialistas sustentam haver sido ela a capitania mais perseguida pela instituição, depois do Rio de Janeiro (...)

No Brasil, a Inquisição significou mecanismo do pacto colonial, ou seja, de transferência de riqueza de colônia para a metrópole.

(José Octávio de Arruda Mello. História da Paraíba , lutas e resistência. Paraíba, Conselho Estadual de Cultura (SEC): União Editora, s/d. p. 81-82)

A partir do texto pode-se afirmar que a atuação da Inquisição na capitania, no século XVIII,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correta a questão, letra A.

Portugal só fez sugar !

Letra A.

Na paraíba foi considerado um atraso.

O tribunal se tornou um dos fatores para a pobreza na paraíba, as pessoas tinham bens confiscados e transferidos para a coroa.

Letrinha A

 

Letra A

Na Paraíba, segundo José Otávio, o procedimento da Inquisição foi um fator de atraso para essa capitania. Contando com uma população total de 52.000 habitantes, tornou-se uma presa tentadora para o Tribunal do Santo Ofício. De acordo com esse historiador paraibano, depois do Rio de Janeiro, a Paraíba foi à capitania mais perseguida no Brasil colônia. O procedimento do Tribunal do Santo ofício se tornou um dos fatores de contribuição para a pobreza “medular” da Paraíba, na medida em que sua atuação significava, ainda mais, transferência de riquezas para a metrópole, no caso, Portugal, sendo mais um dos instrumentos do “Pacto Colonial”.

 Seria um fator de atraso e empobrecimento da Paraíba a atuação da Inquisição, pois se transferiam recursos para a metrópole na medida em que os atingidos tinham seus bens confiscados e transferidos para o patrimônio da Coroa. Os processos inquisitórios eram secretos, propiciando delações de todo tipo, criando um clima de insegurança que era ruim para os negócios. Além do mais, a desconfiança contra aqueles que detinham fortunas e faziam empréstimos a juros, não ajudava no desenvolvimento do comércio. Outro fator seria a “imposição” de doações para a construção ou conclusão de igrejas (São Bento, São Francisco e Carmo na capital, foram concluídas e restauradas entre 1761 e 1779), transferindo-se recursos que poderiam ser aplicados no setor produtivo. Contando ainda que a capitania da Paraíba, sob pressão da inquisição, foi obrigada a contribuir com o dote de casamento dos filhos de D. João V.

-BlogdoNilmar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo