Sobre a anatomia interna do 1°molar permanente inferior mais...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa E.
Análise da Alternativa E: A descrição de que a raiz mesial do primeiro molar inferior permanente apresenta dois canais com anatomia de istmos complexa e terminando em um ou mais forames, enquanto a raiz distal geralmente possui um único canal amplo, é a mais comumente encontrada na prática clínica. Essa configuração anatômica é a mais frequente, embora variações possam ocorrer.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: A afirmação de que a raiz mesial apresenta três canais distintos que podem se fusionar em nível apical não é a configuração mais comum. Geralmente, a raiz mesial possui dois canais.
Alternativa B: A raiz mesial com um único canal é uma descrição rara para o primeiro molar inferior. A maioria das vezes, ela possui dois canais.
Alternativa C: Assim como na Alternativa A, a alegação de que a raiz mesial tem três canais distintos não é a configuração mais encontrada. Além disso, a maioria dos molares inferiores tem um canal distal único e amplo.
Alternativa D: A descrição de que tanto a raiz mesial quanto a distal apresentam dois canais com anatomia de istmos complexos também não é comum. A raiz distal geralmente possui um único canal.
Compreender a anatomia interna dos dentes é crucial para tratamentos endodônticos eficazes. O primeiro molar inferior, com suas características anatômicas específicas, é um ótimo exemplo de como a variação anatômica pode influenciar o planejamento do tratamento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo