Considerando conceitos e princípios de epidemiologia em saúd...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275239 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando conceitos e princípios de epidemiologia em saúde das doenças ocupacionais e não ocupacionais, surtos e epidemias, julgue o item a seguir.

O ruído é um agente físico presente em praticamente todos os ramos de atividade e a baixa adesão ao uso de equipamentos de proteção individual e o seu manuseio incorreto potencializam os riscos da perda auditiva induzida por ruído.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão se baseia na NR9 (Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos) e na NR15 (atividades e operações insalubres), focando na exposição ao ruído. 

A questão afirma que a exposição ao ruído está presente em praticamente todos os ramos de atividades e que a utilização dos EPI ou possui baixa adesão ou possui manuseio incorreto, o que potencializa os riscos da perda auditiva, e por isso está correto

O ruído é reconhecido como um agente físico amplamente presente em diversas áreas e atividades, sendo considerado o agente físico nocivo mais comum encontrado nos ambientes de trabalho. A falta de adesão ao uso de equipamentos de proteção individual, juntamente com o manuseio incorreto, potencializam os riscos associados à Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair), que é uma das doenças mais frequentes na população trabalhadora. Este problema não está limitado a setores específicos, sendo uma preocupação na maioria dos ambientes de trabalho. 

Quando o ruído é intenso e prolongado, em média 85dB(A) por oito horas que é o limite de exposição dado pela NR15, ocorrem alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da perda auditiva ocupacional, por isso existe o nível de ação que exige medidas de correção desses níveis a partir de 80db(A) para a carga horária de trabalho de 8 horas por dia. 

As medidas de segurança para o controle de exposição ao ruído são:

  • Uso e Controle de EPI.
  • Redução da fonte de ruído.
  • Diminuição do tempo ou do nível de exposição.
  • Exames auditivos.
  • Treinamento dos colaboradores.
  • Monitoramento dos níveis de ruído.

Os EPIs possuem um grande papel na proteção auditiva do trabalhador, pois a maioria desses protetores reduzem o ruído de 20 a 30 dB (decibéis), o que pode trazer os níveis de exposição aos ruídos para patamares mais seguros. 

Gabarito do Professor: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo. O ruído é um agente físico presente em praticamente todos os ramos de atividade e a baixa adesão ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e o seu manuseio incorreto potencializam os riscos da perda auditiva induzida por ruído (PAIR). A PAIR é uma doença ocupacional caracterizada pela perda gradual e irreversível da audição, causada pela exposição prolongada a níveis de ruído superiores a 85 dB. O uso de EPI, como protetores auriculares, é uma medida de prevenção e controle da exposição ao ruído, que deve ser adotada pelos trabalhadores e fiscalizada pelos empregadores. Porém, muitos trabalhadores não usam os EPI de forma adequada ou não os usam em tempo integral, o que reduz a sua eficácia e aumenta o risco de PAIR. Além disso, o manuseio incorreto dos EPI pode danificá-los ou contaminá-los, comprometendo a sua qualidade e segurança. Portanto, o item está certo em afirmar que a baixa adesão ao uso de EPI e o seu manuseio incorreto potencializam os riscos da PAIR.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo