Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a re...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) O autor relaciona as informações do seu texto a outro(s) com o tema “a cultura do estupro”. Ao dizer “Não ouço piadas machistas. Não consumo nem ouço músicas apelativas ou com conteúdo violento nem sobre a mulher nem sobre ninguém [...]”, está tratando da cultura do estupro. Correta!
1º e 2º parágrafo.
b) A cultura do estupor é a mesma que a cultura da indiferença, mas diferente da cultura do estupro. Errado!!
Na verdade ele diz que QUASE a mesma coisa e ainda trata de outra diferença mais adiante: "A cultura do estupor é quase o mesmo que a cultura da indiferença, com a diferença de que ela implica numa espécie de assombro perpétuo perpetuamente..."
c) O autor do texto compara a cultura do estupro e a cultura do estupor para, ao final, chegar à conclusão de que as duas manifestam as mesmas características. Errado!
Ele não conclui que tem as mesmas características. Ainda fala sobre uma semelhança..."Não estou querendo dizer que a cultura do estupor é mais grave que a do estupro porque não é, mas elas têm entre si um alto grau de parentesco, se é que uma não está contida na outra. Só que, enquanto uma vítima de estupro se vê forçada a reinventar a própria vida, na cultura do estupor às vítimas resta apenas trocar a fonte, o canal ou o link dos terrores diários. Sair e voltar a entrar no Facebook, por exemplo."
d) O autor expõe as informações sem, em momento algum, apresentar a sua opinião ou o seu posicionamento. Errado!
Essa é a mais gritante. O tempo todo ele apresenta algumas opiniões.
e) O autor, desacreditado nas políticas públicas do país, trata desse tema: a cultura do estupor. Portanto, acredita que de nada serviu a repercussão e as tantas denúncias em função do crime de estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro. Errado!
O autor não está desacretidado de política pública. Observe abaixo.
Ainda assim, apenas o investimento em educação pública poderia de fato reverter a banalização da violência e substituí-la por acesso a outros e mais complexos elementos culturais. É bem pouco simples, porque a cultura da violência parece também ser uma mimese de uma cultura de poder. Ou seja, reproduz-se com argumentos precários e de dominação violenta aquilo que em outras esferas econômicas e culturais está dito e representado de outra maneira, mas de uma forma essencialmente idêntica, que é a preponderância do poder econômico e sua simbologia.
É sério esse texto? Q bosta de banca, vale a pena perder um ponto dela e ganhar no estudo de caso ou nas específicas. Se sobrar tempo, voltar e ler essa bosta.
Minha dica para quem vai fazer concurso com a banca AOCP: deixe o texto por último e sempre leia as questões antes.
Essa banca sempre coloca textos enorme, mas costuma cobrar apenas uma ou duas questões sobre interpretação o resto, na maioria das vezes, é possível resolver sem a leitura do texto.
Só de ler o texto, já acabou o tempo de prova
só eu que quando cheguei no ultimo paragrafo esqueci o que li no primeiro kkkkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo