Na prática clínica, o dentista frequentemente deduz da radi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781214 Odontologia
Na prática clínica, o dentista frequentemente deduz da radiografia informações tridimensionais, como, por exemplo, durante a localização de um corpo estranho ou de um dente impactado no interior dos maxilares. Um dos métodos utilizados para identificar a posição espacial de um objeto é a técnica do tubo modificado, também conhecida como “regra do objeto” ou “método de Clark”. Na execução e interpretação das informações obtidas através dessa técnica, executam-se duas radiografias, sendo a segunda com o tubo de raio-X posicionado mais mesialmente em relação ao ponto de referência. É correto afirmar que, se o objeto em questão:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Na prática da Radiologia Odontológica, o método chamado de "Regra do Objeto" ou "Método de Clark" é utilizado para determinar a posição espacial de objetos, como dentes ou corpos estranhos, no interior dos maxilares. Este método baseia-se na realização de duas radiografias: a primeira no ângulo normal e a segunda com uma modificação no ângulo do tubo de raio-X, geralmente movendo-o mais mesialmente, ou seja, em direção à linha média da face.

Ao interpretar os resultados, a regra do SLOB (Same Lingual, Opposite Buccal) é aplicada. Esta regra ajuda a identificar a localização do objeto em relação ao ponto de referência:

  • Se o objeto se move na mesma direção que a mudança no tubo (neste caso, mesialmente), o objeto está localizado lingual/palatinamente em relação ao ponto de referência.
  • Se o objeto se move na direção oposta, ele está localizado vestibularmente.

Vamos analisar as alternativas:

A - Afirma que se o objeto mover distalmente em relação ao ponto de referência, ele está localizado lingual/palatinamente. Isso está incorreto, pois segundo a regra 'Same Lingual, Opposite Buccal', se o objeto se move na direção oposta à mudança do tubo, ele estaria vestibularmente.

B - Sugere que se o objeto parecer não se mover, ele está lingual/palatinamente. Esta opção está incorreta, pois a ausência de movimento relativo geralmente indica que o objeto está no mesmo plano que o ponto de referência.

C - Diz que se o objeto também se mover mesialmente, ele está vestibularmente. Esta afirmação é incorreta, já que o movimento na mesma direção (mesialmente) indica que o objeto está lingual/palatinamente.

D - Afirma, corretamente, que se o objeto também se mover mesialmente, ele está lingual/palatinamente em relação ao ponto de referência. Esta é a aplicação da regra 'Same Lingual'.

E - Propõe que se o objeto parecer não se mover, ele está vestibularmente. Esta afirmação está incorreta, conforme discutido anteriormente na alternativa B.

A compreensão destas técnicas radiográficas e a aplicação correta da regra do SLOB são fundamentais para diagnósticos precisos em procedimentos odontológicos, especialmente em casos que envolvem a localização espacial de objetos no maxilar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Objeto desloca para o mesmo lado do feixe de rX (tubo) = obj. mais distante (palatina/lingual)

Obj. desloca para o lado oposto do feixe = obj. mais perto (vestibular)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo