As madeiras são materiais anisotrópicos, ou seja, suas prop...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1746658 Engenharia Civil
As madeiras são materiais anisotrópicos, ou seja, suas propriedades mecânicas dependem da disposição das suas fibras. Sendo assim, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

Em termos de resistência a tração, forças paralelas as fibras têm baixa resistência (alta) e podem provocar a deformação da madeira por esmagamento.

B

As madeiras apresentam baixa resistência a compressão, para forças paralelas (perpendiculares) as suas fibras, entretanto as solicitações perpendiculares as fibras da madeira podem pressiona-las e causar esmagamento.

C

Em termos de resistência a tração, forças paralelas as fibras têm deformação baixa (alta) e a resistência ao cisalhamento é muito alta.

D

Para situações em que existam esforços de flexão da estrutura de madeira, a melhor opção é que as cargas que causam a flexão sejam paralelas (perpendiculares) as fibras da madeira.

E

As madeiras apresentam alta resistência compressão, para forças paralelas as suas fibras, entretanto as solicitações perpendiculares as fibras da madeira podem pressiona-las e causar esmagamento.

Ps: Em todas as opções faltou o uso da crase.

O melhor vídeo sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=NxzpmC8x9-s

Gab. E

-Compressão paralela:

Grande resistência

-Compressão Normal / perpendicular:

Resistência menor que na paralela

-Tração paralela:

Grande resistência

-Tração Normal / perpendicular:

Baixa resistência

-Cisalhamento perpendicular:

Grande resistência

-Cisalhamento perpendicular as linhas dos anéis ou longitudinal:

Baixa resistência.

Qual o erro da alternativa D? Dado que na literatura, e.g " Temas de Engenharia Civil, pg 390, é dito que a madeira resiste melhor à flexão quando as forças que a causa estão aplicadas paralelamente às fibras?? Tirem-me essa dúvida, por favor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo