O autor do texto utilizou um recurso da linguagem aproximan...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A eufonia caracteriza-se por um som agradável, especialmente pela combinação de certas palavras; contrapondo-se, portanto, à cacofonia (esta identifica sons desagradáveis). A eufonia é definida como "Efeito acústico agradável", ou "Sucessão de sons agradáveis (no dizer).
Igualmente, pode se notar termos fiéis subentendidos em uma frase. Exemplos: "Fico com a Juliana talvez" ("Natal") "Ao menos que alguém se preste para nos ajudar" ("cipreste")
Gabarito letra C
A Aliteração é uma figura de sintáticas que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes em palavras de uma frase ou de versos de uma poesia para criar sonoridade.
A anástrofe se refere a uma inversão leve da ordem normal das palavras numa frase, ocorrendo essa inversão predominantemente por antecipação de uma palavra que complementa outra palavra, ou seja, em palavras correlativas.
torcadilho Jogo de palavras parecidas no som e diferentes no significado, e que dão margem a equívocos;
- Na anástrofe ocorre uma inversão suave que cria apenas um ligeiro efeito surpresa e enfático na frase.
Ao filho, a mãe deu um sorvete.
Correto, eu acho que é!
- No hipérbato ocorre uma inversão brusca que, embora possa prejudicar a clareza da mensagem, não compromete o entendimento e sentido da mesma.
Brincavam antigamente na rua as crianças.
Desilusão em mim, a maior de todas, sua atitude provocou.
- Na sínquise ocorre uma inversão tão intensa e excessiva que compromete a clareza e sentido da mensagem, tornando-a obscura e ininteligível.
piscina mergulhou na gelada ele.
Cobertor fofinho quente bebê dormia no.
Vou tentar ajudar:
Aliteração: repetição de fonemas idênticos ou parecidos no início de várias palavras na mesma frase ou verso, visando obter efeito estilístico na prosa poética e na poesia (p.ex.: rápido, o raio risca o céu e ribomba; O rato roeu a roupa do rei de Roma. );
Trocadilho: jogo de palavras que apresentam sons semelhantes ou iguais, mas que possuem significados diferentes "Ao menos que alguém se preste para nos ajudar" ("cipreste")
Anástrofe: A anástrofe (ou inversão) é uma figura de linguagem, ou seja, um recurso utilizado na linguagem oral e escrita que aumenta a expressividade da mensagem. A anástrofe se refere a uma inversão leve da ordem normal das palavras numa frase, ocorrendo essa inversão predominantemente por antecipação de uma palavra que complementa outra palavra, ou seja, em palavras correlativas. Vários autores defendem que na anástrofe ocorre também a inversão entre o sujeito e o predicado.
Através da utilização de anástrofes, é possível realçar uma palavra ou ideia, bem como criar um efeito surpresa na frase. Na poesia, esta figura de linguagem é muitas vezes utilizada para cumprir as exigências do verso relativamente à métrica e às rimas.
Exemplos de anástrofe:
Ao filho, a mãe deu um sorvete.
Para todos os familiares mandou lembranças.
Correto, eu acho que é!
Exemplos de anástrofe na literatura:
“Tão leve estou, que nem sombra tenho.” (Mário Quintana)
“Sabe mortos enterrar?” (J.C. Melo Neto)
“Passarinho, desisti de ter.” (Rubem Braga)
Aliteralidade:
Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?
As palavras são usadas de forma a nos lembrar do som do instrumento chocalho.
Resposta: Letra C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo