As meningites, processo inflamatório nas meninges, podem ter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2346775 Biomedicina - Análises Clínicas
As meningites, processo inflamatório nas meninges, podem ter etiologias infecciosas, como virais, bacterianas, fúngicas, dentre outras, e não infecciosas como tumores e traumas. O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado, especialmente, através do estudo do líquido cefalorraquidiano (LCR). Em uma meningite viral quais são as principais alterações evidenciadas na análise do LCR:

I. Cloretos normal. II. Glicose diminuída. III. Proteínas totais levemente aumentadas. IV. Leucócitos mononucleares (Linfócitos) normais ou aumentados.

Dos itens apresentados, verifica-se que estão corretos:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) durante uma meningite viral, algumas alterações são tipicamente esperadas. Primeiramente, os níveis de cloretos geralmente permanecem normais, o que exclui a opção II, pois não é comum observar uma diminuição de glicose no LCR em casos de meningite viral; essa alteração seria mais esperada em meningites bacterianas, onde bactérias consomem a glicose presente. A opção III é correta, pois é comum observar um leve aumento nas proteínas totais do LCR em meningites virais. Por fim, a opção IV também é correta, pois geralmente há um aumento na contagem de leucócitos mononucleares, como linfócitos, uma resposta imunológica típica a infecções virais. Sendo assim, a alternativa correta é a B - I, III e IV, pois reflete as alterações típicas do LCR em casos de meningite viral: cloretos normais, proteínas totais levemente aumentadas e leucócitos mononucleares normais ou aumentados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo