Acerca dos riscos ocupacionais relacionados ao meio ambiente...
Os equipamentos de proteção individual (EPI) evitam totalmente a exposição dos trabalhadores a fatores de risco à saúde.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
É importante compreender que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são fundamentais para a segurança e saúde dos trabalhadores, especialmente na mitigação de riscos ocupacionais. Contudo, eles não garantem a eliminação total da exposição a fatores de risco. Os EPIs têm como objetivo reduzir a probabilidade e a gravidade de uma lesão ou doença decorrente de determinados perigos presentes no ambiente de trabalho.
Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre a Norma Regulamentadora n° 6 (NR 6), que estabelece que os EPIs devem ser utilizados como medida de proteção, mas sempre como último recurso, após terem sido adotadas medidas de proteção coletiva e quando estas não forem suficientes para eliminar ou reduzir os riscos.
A afirmativa sugere que o uso de EPI elimina completamente a exposição a riscos, o que não é verdadeiro. Os EPIs são parte de um conjunto de medidas que visam a segurança do trabalhador, incluindo engenharia de controle, práticas de trabalho seguras e treinamento adequado. Por isso, a alternativa correta é a E - Errado, pois os EPIs, apesar de essenciais, não são capazes de evitar totalmente a exposição dos trabalhadores a fatores de risco à saúde.
Em suma, a proteção total é um objetivo a ser buscado, mas na prática a segurança no trabalho envolve a combinação de diversas estratégias de prevenção, onde os EPIs são apenas um dos componentes nessa cadeia de proteção.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O EPI não evita acidentes! por exemplo, vamos considerar o cinto de segurança: este EPI não evita a queda (a queda é o acidente), mas mitiga suas consequências, pois evita o impacto do trabalhador no chão.
O EPI também não elimina riscos! Aliás, é exatamente porque o risco não foi eliminado que será necessário o uso do EPI, para proteção do trabalhador.
FONTE: Prof Mara, Estratégia
#AFT2024
Pontos sobre o EPI:
· Protege o trabalhador individualmente;
· Não elimina os riscos existentes no ambiente, nem evita acidentes.
· O EPI tem limitações e alguns podem até mesmo introduzir novos riscos.
Por exemplo, o protetor auricular pode diminuir a percepção que o trabalhador tem sobre o ambiente.
Eliminar é diferente de neutralizar. O EPI pode/deve neutralizar o agente, visto que o esse continua presente no ambiente ocupacional.
Exemplo: O uso do protetor auricular pode neutralizar a exposição do trabalhador ao agente físico ruído. Contudo, o ruído continua lá, não é eliminado.
GABARITO ERRADO!
O EPI serve para minimizar a consequência na ocorrencia de acidentes e/ou doenças ocupacionais.
Por exemplo:
Caiu uma peça pesada em cima dos pés do colaborador, porém o mesmo enconva-se utilizando a botina de segurança.
Conclusão:
O acidente ocorreu, porém a consequência foi menor do que se o colaborador estivesse de chinelo, sandalha, etc.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo