Um perito criminal compareceu a um local de morte cujas ...
Nessa situação hipotética, ante a possibilidade de morte por asfixia por monóxido de carbono, o perito, durante o exame perinecroscópico, deverá dedicar especial atenção aos livores de hipóstase, que, em casos tais, terão a tonalidade
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A
Nos casos de morte com intoxicação pelo monóxido de carbono, que leva à formação de carboxiemoglobina, sangue com fica com tonalidade vermelho-acarminada e os livores retratam essa cor.
1.4.7. Por monóxido de carbono É uma espécie de asfixia decorrente da exposição a gases que fixam-se na hemoglobina a carboxiemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio nas células.
1.4.7.1. Sinais característicos
a) Rigidez cadavérica tardia, pouco intensa e de menor duração,
b) Tonalidade rósea da face (“como de vida”),
c) Manchas de hipóstases claras (vermelho vivo)
d) Pulmão e demais órgãos de tom carmim, e, eventualmente, trombosados;
e) sangue fluido e róseo.
A ação do monóxido de carbono (CO) fixando-se na hemoglobina dos glóbulos vermelhos, impedindo o transporte do oxigênio aos diversos tecidos, levando, em consequência, a um tipo especial de asfixia por caboxiemoglobinemia. Características: rigidez precoce; face rosada; sangue avermelhada em razão do monóxido de carbono; putrefação tardia. Segundo especialistas, quando respiramos, o O2 é levado dos pulmões ao sangue, de onde é transportado para os tecidos pela hemoglobina (Hb), uma proteína. Cada molécula de hemoglobina acomoda quatro moléculas de O2. Acontece que o CO apresenta uma afinidade química 240 vezes maior pela hemoglobina que o O2.
Como já foi cobrado ,
(2017 – IESES – IGP-SC - Perito Médico Legista) Em um caso de suicídio, um indivíduo trancou-se na garagem e ligou o motor do seu veículo. Grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) foram liberadas pelo veículo devido à combustão da gasolina e desta forma o indivíduo foi a óbito. Quanto ao monóxido de carbono, podemos dizer que:
I. O CO é um gás classificado como asfixiante bioquímico por diminuir o transporte de oxigênio no sangue.
II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 240 vezes maior do que a do oxigênio.
III. O CO liga-se à mioglobina formando carboxihemoglobina.
IV. Para um individuo adulto, concentrações tóxicas e letais de carboxihemoglobina no sangue são aproximadamente de 5 e 25%, respectivamente.
Assinale:
a) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
b) Se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
c) Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. GABARITO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo