A Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais (CIVP...
Considerando este contexto, relacione os termos a sua correta definição.
1. Artigo Regulamentado. 2. Área de Baixa Prevalência de Pragas. 3. Área em Perigo. 4. Análise de Risco de Pragas.
( ) Área delimitada pelas autoridades competentes, que pode corresponder à totalidade de um país, parte de um país ou à totalidade ou partes de vários países, em que uma determinada praga se encontra em baixo nível e que está sujeita a medidas de efetiva vigilância, controle ou erradicação.
( ) Qualquer planta, produto vegetal, lugar de armazenamento, de embalagem, meio de transporte, container, solo e qualquer outro organismo, objeto ou material capaz de abrigar ou disseminar pragas que se julgue dever estar sujeito a medidas fitossanitárias, especialmente quando estiver envolvido o transporte internacional.
( ) Processo de avaliação de provas biológicas, científicas e econômicas para determinar se uma praga deve ser regulamentada e a intensidade de quaisquer medidas fitossanitárias que devem ser adotadas para controlá-la.
( ) Área na qual os fatores ecológicos favorecem o estabelecimento de uma praga cuja presença dentro da área dará como resultado importantes perdas econômicas.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
O foco central da questão é a Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais (CIVP), que trata da prevenção e controle de pragas em vegetais. Para resolver a questão, é necessário entender as definições de termos técnicos relacionados ao manejo e controle de pragas, uma parte fundamental do conhecimento para engenheiros agrônomos.
Alternativa Correta: C - 2 – 1 – 4 – 3
Vamos analisar cada definição e relacioná-las com os termos corretos:
1. Artigo Regulamentado: Refere-se a qualquer planta, produto vegetal, local de armazenamento, entre outros, que pode abrigar ou disseminar pragas e precisa de medidas fitossanitárias, especialmente no transporte internacional. Esta definição se encaixa na segunda frase da lista, vinculando-se ao número 1.
2. Área de Baixa Prevalência de Pragas: Esta é uma área onde uma praga está presente em níveis baixos e é sujeita a medidas de vigilância e controle. A primeira descrição corresponde a essa definição, ligando-se ao número 2.
3. Área em Perigo: É uma região onde os fatores ecológicos permitem o estabelecimento de pragas, resultando em perdas econômicas significativas. A última descrição se refere a essa situação, correspondendo ao número 3.
4. Análise de Risco de Pragas: Trata-se do processo de avaliação de dados biológicos, científicos e econômicos para determinar se uma praga deve ser regulamentada e quais medidas devem ser adotadas. A terceira definição se ajusta a este termo, associando-se ao número 4.
Portanto, a combinação correta das definições é 2 – 1 – 4 – 3, que corresponde à alternativa C.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - 1 – 3 – 2 – 4: Esta sequência não corresponde às definições dadas, pois não relaciona corretamente os conceitos com suas respectivas descrições.
B - 3 – 1 – 4 – 2: Troca as definições de "Área de Baixa Prevalência de Pragas" e "Área em Perigo", entre outros equívocos.
D - 4 – 1 – 2 – 3: Confunde a ordem, especialmente ao colocar "Análise de Risco de Pragas" no início.
E - 2 – 1 – 3 – 4: Erra ao associar as definições de "Área em Perigo" e "Análise de Risco de Pragas".
Compreender e relacionar corretamente esses termos é essencial para o gerenciamento eficaz de pragas na agronomia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c
De acordo com o Decreto 5.759/2006, que promulga o texto revisado da Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais (CIVP):
Artigo Regulamentado: 'Qualquer planta, produto vegetal, lugar de armazenamento, de embalagem, meio de transporte, container, solo e qualquer outro organismo, objeto ou material capaz de abrigar ou disseminar pragas que se julgue dever estar sujeito a medidas fitossanitárias, especialmente quando estiver envolvido o transporte internacional.'
Área de Baixa Prevalência de Pragas: 'Área delimitada pelas autoridades competentes, que pode corresponder à totalidade de um país, parte de um país ou à totalidade ou partes de vários países, em que uma determinada praga se encontra em baixo nível e que está sujeita a medidas de efetiva vigilância, controle ou erradicação.'
Área em Perigo: 'Área na qual os fatores ecológicos favorecem o estabelecimento de uma praga cuja presença dentro da área dará como resultado importantes perdas econômicas.'
Análise de Risco de Pragas: 'Processo de avaliação de provas biológicas, científicas e econômicas para determinar se uma praga deve ser regulamentada e a intensidade de quaisquer medidas fitossanitárias que devem ser adotadas para controlá-la.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo