“A Comunicação Pública é um conceito que tem origem na noçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Jornalista |
Q997472 Comunicação Social

“A Comunicação Pública é um conceito que tem origem na noção de comunicação governamental. A raiz da evolução está na viabilização da democracia e na transformação do perfil da sociedade brasileira a partir da década de 1980”.

Fonte: DUARTE, 2007.


Nesse contexto, podemos afirmar que a Comunicação Pública:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

O tema central da questão é a Comunicação Pública, que está relacionada à maneira como a informação circula no espaço público, especialmente em relação a temas de interesse coletivo. O conceito envolve o papel do Estado, das instituições políticas, do terceiro setor e, em algumas circunstâncias, de ações privadas em comunicar assuntos de interesse público.

Justificativa da Alternativa Correta (B):

A alternativa B é a correta porque descreve a Comunicação Pública como um campo abrangente que inclui a interação e o fluxo de informações sobre temas de interesse coletivo. Ela menciona que abrange o aparato estatal, ações governamentais, partidos políticos, terceiro setor e, em algumas circunstâncias, ações privadas. A presença de recursos ou interesses públicos justifica a necessidade de práticas de Comunicação Pública.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: Esta alternativa limita a Comunicação Pública ao discurso e ações de governos e partidos visando conquistar a opinião pública, principalmente em contextos políticos ou eleitorais. Embora esse seja um aspecto da comunicação governamental, ele não abrange toda a extensão da Comunicação Pública, que vai além das questões eleitorais.

C: A alternativa C foca exclusivamente nos fluxos de informações entre gestores do Estado e a sociedade, mas restringe a compreensão do Estado a instituições ligadas aos três poderes, sem a interação mais ampla com o interesse coletivo que a Comunicação Pública propõe.

D: Esta opção menciona três concepções (instrumental, ecumênica e competitiva) sem explicar como essas concepções se aplicam diretamente à Comunicação Pública no contexto mais amplo que a questão pede.

E: A alternativa E coloca diferentes perspectivas (sociais, individuais, governamentais, privadas, midiáticas) no mesmo nível, mas não reflete adequadamente o foco da Comunicação Pública, que é a mediação e o debate sobre o interesse público.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A comunicação pública diz respeito à interação e ao fluxo de informação relacionados a temas de interesse coletivo. O campo da comunicação pública inclui tudo que diga respeito ao aparato estatal, às ações governamentais, partidos políticos, terceiro setor e, em certas circunstâncias, às ações privadas. A existência de recursos públicos ou interesse público caracteriza a necessidade de atendimento às exigências da comunicação pública. 

www.jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3%BAblicaJDuartevf.pdf

Olá!

Gabarito: B

Bons estudos!

-Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo