Ao avaliar uma radiografia periapical do elemento 36 em um ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781243 Odontologia
Ao avaliar uma radiografia periapical do elemento 36 em um paciente saudável, o dentista observa uma grande área radiolúcida na região de furca com possível envolvimento de ambas as corticais e uma extensa lesão de cárie com envolvimento pulpar. O exame clínico confirmou o envolvimento pulpar pela cárie, e presença de bolsa periodontal de 6 mm de profundidade na região de furca, sem que houvesse, porém, sinais de doença periodontal ativa em outros sítios da cavidade bucal do paciente. A sequência de plano de tratamento mais adequada para esse paciente seria:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão, que trata do planejamento do tratamento para um paciente com uma lesão endodôntica e periodontal no elemento dental 36. A resposta correta é a alternativa B.

O tema central da questão envolve o diagnóstico e planejamento de tratamento em casos de lesões endo-periodontais. Para resolver essa questão, é necessário compreender o relacionamento entre as doenças pulpares e periodontais, além de saber como priorizar o tratamento.

Justificativa da Alternativa Correta:

B - Tratamento endodôntico do elemento 36 e acompanhamento clínico e radiográfico da remissão da lesão antes da intervenção periodontal e da reabilitação protética definitiva.

Esta alternativa está correta porque, em casos de lesões endo-periodontais, o tratamento endodôntico deve ser priorizado. A resolução da lesão pode contribuir significativamente para a melhora da situação periodontal. Após o tratamento endodôntico, a clínica e a radiografia são utilizadas para monitorar a remissão da lesão, antes de qualquer intervenção periodontal ou reabilitação protética definitiva.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Tratamento endodôntico do elemento 36, cirurgia para raspagem e alisamento radicular e acompanhamento clínico e radiográfico da remissão da lesão;

Esta alternativa é incorreta pois inclui uma cirurgia para raspagem e alisamento radicular após o tratamento endodôntico sem aguardar a remissão da lesão, o que pode ser desnecessário e até prejudicial se a lesão endodôntica for a principal causa do problema periodontal.

C - Raspagem e alisamento radicular, tratamento endodôntico do elemento 36 e acompanhamento clínico e radiográfico da remissão da lesão;

Também está incorreta porque inicia o tratamento com raspagem e alisamento radicular antes do tratamento endodôntico, o que não é a sequência ideal neste tipo de lesão, onde o tratamento endodôntico deve ser o primeiro passo.

D - Cirurgia periodontal para plastia de furca, tratamento endodôntico do elemento 36 e acompanhamento clínico e radiográfico da remissão da lesão;

Incorreta pois propõe uma cirurgia periodontal inicialmente, o que não é recomendado antes de resolver a questão endodôntica, que pode, por si só, resolver a lesão na furca.

E - Raspagem e alisamento radicular, tratamento endodôntico do elemento 36, reabilitação protética definitiva do elemento e acompanhamento clínico e radiográfico da remissão da lesão.

É incorreta porque considera a reabilitação protética definitiva antes da remissão completa da lesão, o que pode ser prematuro e inadequado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

pra que reabilitação protética definitiva

Pela extensão da destruição de cárie. Provavelmente está se referindo a uma coroa onlay..only etc...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo