Em uma população com poucos indivíduos de determinada esp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1950520 Biomedicina - Análises Clínicas
  Em uma população com poucos indivíduos de determinada espécie animal, isolada de outras populações, há animais de pelo claro e animais de pelo escuro, características que não constituem vantagem adaptativa referente à sobrevivência, acasalamento ou qualquer outro aspecto. A partir de determinado momento, observou-se que um dos alelos de tal característica não era mais encontrado nessa população e que tal fenômeno ocorreu ao acaso.
Na hipótese apresentada, o fenômeno observado corresponde
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C.

Deriva genética é a mudança na frequência dos alelos de uma população de geração a geração que ocorre em consequência de eventos ao acaso.

Seleção natural-  é o mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin, que afirmou que o meio ambiente atua como um selecionador de características, perpetuando os organismos mais aptos a sobreviver em determinado local.

Ocorrência de mutação- uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus).

Deriva genética- é um mecanismo de evolução no qual as frequências dos alelos de uma população se alteram ao longo das gerações, devido ao acaso (erro de amostragem).

Especiação- surgimento de uma ou mais espécies a partir de uma população ancestral.

Fluxo GÊNICO- movimentação de alelos entre populações. Essa movimentação garante que as populações apresentem semelhança genética.

alternativa correta: [C - à deriva genética.]

justificativa

A deriva genética é um fenômeno que ocorre em populações pequenas, onde a frequência dos alelos pode mudar de uma geração para outra de forma aleatória, ao acaso, sem a influência da seleção natural. Esse fenômeno pode levar à perda ou fixação de alelos dentro da população, como descrito na situação apresentada.

análise das demais alternativas

[A]: [à seleção natural. - Incorreta porque a seleção natural envolve a sobrevivência e reprodução diferencial dos indivíduos com base em características vantajosas, o que não é o caso aqui.]

[B]: [à ocorrência de mutações. - Incorreta porque as mutações são alterações no material genético que podem introduzir novos alelos na população, mas o fenômeno observado é a perda aleatória de um alelo já existente.]

[D]: [à especiação. - Incorreta porque a especiação envolve o processo pelo qual novas espécies são formadas, geralmente através de isolamento reprodutivo, e não é o caso aqui.]

[E]: [ao fluxo gênico. - Incorreta porque o fluxo gênico envolve a troca de genes entre populações diferentes, o que também não é o caso aqui.]

resumo

A deriva genética é um fenômeno aleatório que ocorre em pequenas populações e pode levar à perda de alelos sem a influência da seleção natural, mutações, especiação ou fluxo gênico.

pontos chave

◆ Deriva genética é uma mudança aleatória na frequência dos alelos em pequenas populações.

◆ Pode resultar na perda ou fixação de alelos.

◆ Não está relacionada à seleção natural, mutações, especiação ou fluxo gênico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo