Assinale a opção em que é apresentado exemplo de dano ao DN...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1950521 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a opção em que é apresentado exemplo de dano ao DNA que pode ser corrigido por reparo direto em humanos, por meio de reação de desalquilação.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Metilação de guanina → No processo de replicação pode ocorrer de um grupo alquila (metil CH3) estabelecer ligação com o oxigênio da Guanina, que passa a se comportar como Adenina, ou seja, invés de se ligar à Citosina, liga-se à Timina. O reparo neste caso é direto, mais especificamente, reversão, provocando uma reação química de desalquilação, que retira o grupo metil na base. [CORRETO]

B) depurinação de adenina → A despurinação ocorre quando há uma quebra na ligação N-Glicosídica, provocando a retirada da purina, que pode ser da Adenina ou Guanina. O mecanismo de reparação nesse caso é a remoção da lesão.

C) dimerização de timinas adjacentes → Os dímeros sejam de timina ou citosinas (pirimidinas) são formados por conta de ligações covalentes estabelecidas entres bases vizinhas, sendo mais comum, os dímeros de Timina. São ativadas por exposições à luz UV e a correção se dar por excisão de nucleotídeo, ou nucleotídeos danificados.

D) formação de um par de bases U-G no lugar de um par C-G por desaminação de citosina → No momento da replicação a amina pode ser retirada da Citosina (desaminação), deixando-a similar a Uracila, neste caso, o reparo é por excisão de base.

E) erro de pareamento na replicação, em que se forma um par A-G → Agentes mutagênicos, podem provocar mutações (induzidas) por quebra da ligação N-Glicosídica, como o etil-etano-sulfonato (despurinação) ou a hidrazina (despirimidinação). A justificativa para esse emparelhamento citado é que no caso de um lugar "vago" na cadeia ele pode ser substituído por qualquer outra base disponível, gerando assim a transição ou transversão.

Dano ao DNA por alquilação: Agentes alquilantes transferem um grupo alquila às bases, sendo mais relacionada à mutação a transferência de um grupo metil ao Oxigênio na posição 6 da guanina. Essa adição leva ao malpareamento com timina. Tal dano pode ser reparado por enzimas alquiltransferases, que removem o grupo alquil da base danificada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo